Senado faz sessão especial em homenagem a Darcy Ribeiro
O intelectual e político Darcy Ribeiro recebeu nesta quarta-feira (21) homenagem do Senado Federal, que realizou sessão especial para marcar a passagem dos dez anos de sua morte. Os trabalhos foram dirigidos pelo presidente da Casa, Renan Calheiros, com a presença em Plenário de parlamentares, amigos e admiradores do homenageado.
À Mesa, estavam os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que se encontra no exercício da presidência da instituição, Sepúlveda Pertence e Carlos Ayres de Britto. Ao lado, ainda o reitor Timothy Mulholland, da Universidade de Brasília (UnB) -instituição idealizada por Darcy Ribeiro, que foi também seu primeiro reitor - e o vice-presidente do Senado, Tião Viana.
Em discurso feito após abrir os trabalhos, Renan disse que o homenageado, pela sua grandeza, transformou-se em mito. Segundo ele, Darcy Ribeiro "foi o sonhador que nunca deixou de sonhar com um mundo melhor e mais justo, e com um Brasil também melhor e mais justo".
Para o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), um dos propositores da homenagem, Darcy Ribeiro foi um "profeta", qualidade que, na sua avaliação, ele adquiriu em razão de sempre ter compreendido a educação como o "vetor correto" do desenvolvimento. De acordo com Cristovam, se vivo estivesse, o homenageado estaria ajudando a derrubar os dois "muros" que emperram o pais: o do atraso e o da desigualdade.
LDB
Darcy Ribeiro se notabilizou pela permanente luta em defesa do ensino público gratuito e de qualidade. No desempenho do mandato de senador, ele foi o relator da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a LDB - Lei 9.394, de 1996. Também conhecida como Lei Darcy Ribeiro, a LDB define as linhas mestras do ordenamento da educação no país. Além dos princípios educativos, especificou níveis e modalidades de ensino, estrutura geral e funcionamento.
Como político e gestor, foi ministro da Educação e, em seguida, chefe da Casa Civil de João Goulart, permanecendo no cargo até a deposição do presidente, quando partiu para longo exílio. Também foi vice-governador do Rio de Janeiro, de 1983 a 1987. Foi eleito senador em 1991 e exerceu o mandato até sua morte, em 17 de fevereiro de 1997.
Membro da Academia Brasileira de Letras, Darcy Ribeiro é autor de extensa obra, envolvendo estudos de etnologia e antropologia, livros sobre educação, ensaios e também romances. Fazem parte dessa produção obras referenciais sobre o país, como O povo brasileiro - A formação e o sentido do Brasil, de 1995.
Darcy Ribeiro nasceu na cidade mineira de Montes Claros, em 26 de outubro de 1922. Personalidade dinâmica e sempre disposta ao debate, defendia suas idéias sempre com paixão. Afetado por lento processo canceroso, comoveu o país pela sua vontade de viver e de produzir até o final.
Renan diz que a memória de Darcy Ribeiro está presente em cada projeto aprovado em favor da educação
21/03/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Darcy Ribeiro será homenageado em sessão especial
Sessão especial lembrará dez anos da morte do educador e senador Darcy Ribeiro
TV Senado apresenta especial sobre Darcy Ribeiro
TV Senado exibe especial sobre Darcy Ribeiro
Na homenagem do Senado à UnB, Cristovam diz que Brasil precisa resgatar sonhos de Darcy Ribeiro
Flexa Ribeiro pede sessão especial em homenagem ao Círio de Nazaré