Na homenagem do Senado à UnB, Cristovam diz que Brasil precisa resgatar sonhos de Darcy Ribeiro



 Primeiro orador da sessão em homenagem ao aniversário de 45 anos da Universidade de Brasília (UnB) nesta quarta-feira (25), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), ex-reitor da instituição, disse que o Brasil precisa resgatar os sonhos do antropólogo Darcy Ribeiro, idealizador, fundador e primeiro reitor da universidade.

Para Cristovam, a luta pela diminuição da desigualdade social e a luta em prol da educação básica são alguns dos sonhos de Darcy Ribeiro "que ainda estão vivos". O senador lamentou que as universidades brasileiras estejam "isoladas das grandes massas".

- A UnB é produto da vontade de revolucionar a sociedade brasileira, está na hora de retomarmos isso. Derrubar o muro do atraso, derrubar o muro da desigualdade, eram sonhos de Darcy. Longa vida à UnB! - comemorou Cristovam.

Na opinião do senador, como a Brasília de hoje tem os mesmos problemas das outras grandes cidades brasileiras, a UnB precisa de uma nova proposta, que retome as motivações de sua criação, mas agora adaptadas ao mundo globalizado. Para Cristovam, as universidades do mundo ajudaram a consolidar a atual sociedade global, com riqueza e pobreza inimagináveis há 45 anos.

- O conhecimento que criamos aumentou a riqueza sem trazer todos para ela. Ao contrário, aumentou a desigualdade - lamentou o senador.

O ex-reitor e ex-professor da UnB disse ainda que as universidades brasileiras devem se preocupar e discutir a questão da ética para cada uma das profissões e áreas de estudo. Cristovam afirmou que qualquer tipo de profissional deve ter noção da responsabilidade dos produtos de seu trabalho. O papel das universidades no Brasil de hoje, opinou o senador, é ajudar na superação das desigualdades econômicas e sociais e integrar-se com a educação de base, produzindo material didático, capacitando professores e complementando a educação dos estudantes.

Cristovam também lembrou das dificuldades enfrentadas pela Universidade de Brasília durante a ditadura militar, como as duas invasões de militares ao campus, a demissão de professores, e a prisão e desaparecimento do líder estudantil Honestino Guimarães.



25/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renato Casagrande elogia Cristovam por propor homenagem a Darcy Ribeiro

Senado faz sessão especial em homenagem a Darcy Ribeiro

ROCHA QUER VIABILIZAR HOMENAGEM A DARCY RIBEIRO

Arthur Virgílio lembra Darcy Ribeiro e Lauro Campos na homenagem à UnB

Para Cristovam, causa da educação fez de Darcy Ribeiro um "profeta" do desenvolvimento civilizatório

Cristovam lamenta mortes do filósofo Jean Baudrillard e de presidente da Fundação Darcy Ribeiro