Senado faz sessão especial em memória de vítimas do Holocausto



Começou há pouco a sessão especial do Senado em memória das vítimas do Holocausto e dos 70 anos da insurreição dos judeus no Gueto de Varsóvia. Sugerida pelo 1º secretário da Casa, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), a sessão faz parte de um conjunto de eventos sobre os dois fatos, que serão feitas ao longo deste mês no Senado.

VEJA MAIS

O Holocausto, termo de origem grega que significa "sacrifício por fogo", é a denominação dada ao extermínio de 6 milhões de judeus, vítimas da perseguição sistemática e da campanha genocida empreendida pelo regime nazista, comandado pelo então ditador da Alemanha, Adolf Hitler.

Já o levante do Gueto da Varsóvia, na Polônia, foi um ato de resistência, nos meses de abril e maio de 1943, que resultou na morte de cerca de 13 mil judeus, que resistiam ao cerco alemão. O gueto, o maior da Europa ocupada pelos nazistas, chegou a reunir 450 mil judeus.

No requerimento da homenagem, o senador Flexa Ribeiro, que preside a sessão desta segunda, afirma que "a tragédia do holocausto marca profundamente a consciência humana. A memória deste terrível capítulo da historia mundial serve como poderoso alerta dos perigos que a discriminação, o preconceito, a intolerância, o ódio e o racismo representam para a civilização".

Mais informações a seguir



08/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado homenageia vítimas do Holocausto com sessão especial e exposição

Sessão especial lembra vítimas do Holocausto

Governador participa de cerimônia em memória das vítimas do Holocausto

Senado reverencia memória de Jefferson Péres em sessão especial

Senado homenageia memória de Antônio de Salvo em sessão especial

Senado presta homenagem à memória de Jefferson Péres em sessão especial