Senado Federal é a terceira instituição pública mais visitada em Brasília
Realizadas em grupos, com a orientação de monitores, as visitas, que duram aproximadamente 35 minutos, não se limitam a um agradável passeio pelas principais instalações da Casa Legislativa. Os visitantes recebem informações sobre o funcionamento do Senado e sua participação no desenrolar de alguns dos principais acontecimentos da história política do Brasil.
De janeiro a agosto deste ano, o projeto Visite o Senado atendeu 41 mil pessoas, contra apenas 8 mil e 500, em 1995. O Senado Federal também foi pioneiro na abertura da Casa para a realização de visitas nos finais de semana, ocorrida em 1996, seguido pela Câmara dos Deputados e pelo Supremo Tribunal Federal. A medida é importante para o desenvolvimento do turismo cívico em Brasília, uma vez que cerca de 40% das visitas ocorrem nos fins de semana.
O projeto não é suspenso durante o recesso parlamentar e o atendimento ao público se estende a todos os meses do ano. De segunda-feira a sexta-feira as visitas têm início às 9h30, 10h30, 11h30, 14h30, 15h30 e 16h30. Aos sábados, domingos e feriados os horários de atendimento são às 10h, 11h, 12h, 13h e 14h. Escolas e grupos especiais (arquitetos, parlamentares, empresários, estrangeiros) devem fazer um agendamento prévio, de segunda-feira à sexta-feira, pelo telefone 311 2149. A visita pode ser oferecida em inglês, francês e espanhol.
Apesar do confirmado êxito do projeto Visite o Senado junto à opinião pública, a Subsecretaria de Relações Públicas permanece voltada para seu aperfeiçoamento. O material distribuído aos visitantes está sendo atualizado e está em desenvolvimento um detalhado diagnóstico sobre a atual situação do projeto. O esforço visa reafirmar o projeto de visitação como importante instrumento de cidadania.
28/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
'Parabéns, Brasília!', saúda Mão Santa em nome do Senado Federal
Cristovam: só 4% dos jovens infratores são recuperados em instituição modelo de Brasília
TV SENADO DISCUTE SEGURANÇA PÚBLICA EM BRASÍLIA
INSS publica edital para venda de mais nove imóveis em Brasília
Aprovada a instituição do orçamento participativo no âmbito federal
Universidade Regional de Blumenau poderá se tornar instituição federal