Senado Federal é a terceira instituição pública mais visitada em Brasília



Vencedor do Prêmio Idéias em Relações Públicas, edição de 1999, concedido pelo Conselho Regional de Relações Públicas do Rio de Janeiro, na categoria Imagem Pública Institucional, o projeto Visite o Senado, desenvolvido há mais de 15 anos pela Subsecretaria de Relações Públicas do Senado Federal, vem reafirmando a cada ano a posição da Casa como uma das instituições do Distrito Federal que mais interesse desperta em visitantes de todo o Brasil e do exterior. Dados divulgados recentemente pela Agência de Desenvolvimento do Turismo do Distrito Federal, apontam o Senado Federal como a terceira instituição pública mais visitada em Brasília, logo após o Panteão da Pátria e o Espaço Lúcio Costa.

Realizadas em grupos, com a orientação de monitores, as visitas, que duram aproximadamente 35 minutos, não se limitam a um agradável passeio pelas principais instalações da Casa Legislativa. Os visitantes recebem informações sobre o funcionamento do Senado e sua participação no desenrolar de alguns dos principais acontecimentos da história política do Brasil.

De janeiro a agosto deste ano, o projeto Visite o Senado atendeu 41 mil pessoas, contra apenas 8 mil e 500, em 1995. O Senado Federal também foi pioneiro na abertura da Casa para a realização de visitas nos finais de semana, ocorrida em 1996, seguido pela Câmara dos Deputados e pelo Supremo Tribunal Federal. A medida é importante para o desenvolvimento do turismo cívico em Brasília, uma vez que cerca de 40% das visitas ocorrem nos fins de semana.

O projeto não é suspenso durante o recesso parlamentar e o atendimento ao público se estende a todos os meses do ano. De segunda-feira a sexta-feira as visitas têm início às 9h30, 10h30, 11h30, 14h30, 15h30 e 16h30. Aos sábados, domingos e feriados os horários de atendimento são às 10h, 11h, 12h, 13h e 14h. Escolas e grupos especiais (arquitetos, parlamentares, empresários, estrangeiros) devem fazer um agendamento prévio, de segunda-feira à sexta-feira, pelo telefone 311 2149. A visita pode ser oferecida em inglês, francês e espanhol.

Apesar do confirmado êxito do projeto Visite o Senado junto à opinião pública, a Subsecretaria de Relações Públicas permanece voltada para seu aperfeiçoamento. O material distribuído aos visitantes está sendo atualizado e está em desenvolvimento um detalhado diagnóstico sobre a atual situação do projeto. O esforço visa reafirmar o projeto de visitação como importante instrumento de cidadania.

28/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


'Parabéns, Brasília!', saúda Mão Santa em nome do Senado Federal

Cristovam: só 4% dos jovens infratores são recuperados em instituição modelo de Brasília

TV SENADO DISCUTE SEGURANÇA PÚBLICA EM BRASÍLIA

INSS publica edital para venda de mais nove imóveis em Brasília

Aprovada a instituição do orçamento participativo no âmbito federal

Universidade Regional de Blumenau poderá se tornar instituição federal