Senado homenageia 25 anos do Programa Antártico Brasileiro
O Senado Federal prestou nesta terça-feira (13) uma homenagem aos 25 anos do Programa Antártico Brasileiro (Proantar). O presidente da Casa, senador Renan Calheiros, abriu a sessão afirmando que o programa é "a resposta cabal e definitiva na afirmação da capacidade" do país.
Após a homenagem, realizada na Hora do Expediente da sessão desta terça,foi aberta uma exposição sobre o Proantar, no Salão Negro do Congresso Nacional, e lançado o selo comemorativo do 4º Ano Polar Internacional, em que cientistas de todo o mundo apresentam e debatem pesquisas de ponta sobre os Pólos Sul e Norte. A mostra está aberta à visitação até o dia 28 de março.
Toda a solenidade foi acompanhada da Estação Antártica Comandante Ferraz, por meio de teleconferência.
O Proantar foi criado em 1982 e tem como objetivo promover a realização de pesquisas científicas e tecnológicas na Antártica com a finalidade de compreender os fenômenos que tenham repercussão global ou sobre o território brasileiro. Atualmente, o programa conta com a colaboração de ministérios, universidades, empresas públicas e privadas.
Participam do programa o Comitê Nacional de Pesquisas Antárticas (Conapa) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que procuram alinhar a política científica brasileira às diretrizes dos grandes projetos internacionais. O Ministério da Defesa atua por intermédio da Marinha, que gerencia, planeja e financia as operações antárticas, além de manter a estação Comandante Ferraz, e também por meio da Aeronáutica, que realiza vôos de apoio ao Proantar.
Também participam do programa os ministérios do Meio Ambiente, das Relações Exteriores, de Minas e Energia e da Educação.
13/03/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado homenageia os 25 anos do Programa Antártico Brasileiro
CMA discute Programa Antártico Brasileiro
Parlamentares querem fortalecer Programa Antártico Brasileiro
Marinha seleciona vídeos sobre Programa Antártico Brasileiro
Comissão de Mudanças Climáticas debate Programa Antártico Brasileiro
Osvaldo Sobrinho manifesta apoio ao Programa Antártico Brasileiro