Senado homenageia centenário de Luiz Viana Filho
O Senado realizou, nesta quarta-feira (26), sessão especial em homenagem ao centenário de nascimento do senador Luiz Viana Filho (1908-1990), patrono da biblioteca da Casa, que exerceu a Presidência do Senado de 1979 a 1981. A solenidade - uma iniciativa do 1º secretário do Senado, Efraim Morais, apoiada por diversos senadores - foi aberta pelo presidente da Casa, Garibaldi Alves Filho, e contou com a presença da diretora da biblioteca, Simone Bastos Vieira, e dos netos do homenageado, Luiz Viana Neto, Henrique Viana e Alberto Pinho Queiroz Filho.
Ao abrir a sessão, Garibaldi ressaltou a capacidade do homenageado de conciliar a carreira pública com a vida acadêmica. Observou ainda que, em sua trajetória na vida pública, Luiz Viana Filho mostrou-se um "amante dos livros e um cultor da democracia". Assim, o presidente do Senado considerou que a maior homenagem que a Casa poderia oferecer a ele era dar seu nome à biblioteca.
Na opinião de Efraim, o homenageado foi um marco tanto na a área política como na acadêmica. O senador pela Paraíba o apontou como um dos mais ilustres membros da história do Senado.
- Por qualquer aspecto que se aborde a vida e a obra de Luiz Viana Filho, não há como não ser tomado pela admiração e pelo respeito pelo homem íntegro, pelo político firme e decidido, pelo intelectual erudito e percuciente - afirmou.
Também ocuparam a tribuna para lembrar o centenário de nascimento de Luiz Viana Filho os senadores César Borges (PR-BA), Antônio Carlos Junior (DEM-BA), Mão Santa (PMDB-PI), Marco Maciel (DEM-PE), Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Heráclito Fortes (DEM-PI).
Exposição digital
A biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho também homenageou seu patrono com a exposição virtual Centenário Luiz Viana Filho. O lançamento da exposição, que apresenta a vida e a produção bibliográfica e científica do senador, aconteceu em solenidade no Salão Nobre, logo após a sessão de homenagem.
Simone Bastos Vieira explicou que, a partir desta quarta-feira, a página da biblioteca na Internet irá dispor de um breve histórico sobre a vida do senador, as obras de sua autoria, bem como seu acervo. A biblioteca particular de Luiz Viana Filho, composta por mais de 11 mil títulos, foi incorporada ao acervo da biblioteca do Senado em 1997.
A exposição na Internet poderá ser acessada na página da biblioteca, pelo link http://www.senado.gov.br/sf/biblioteca/acervo/LVF100/default.shtm.26/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado homenageia centenário de nascimento de Luiz Viana Filho
Senadores celebram centenário de nascimento de Luiz Viana Filho
SENADO INAUGURA EXPOSIÇÃO DE ACERVO DE LUIZ VIANA FILHO
Senado faz sessão especial para homenagear Luiz Viana Filho
Senado lança catálogo de obras raras da Coleção Luiz Viana Filho
Senado lança livro com artigos do ex-senador e ex-presidente da Casa Luiz Viana Filho