Senado lança livro com artigos do ex-senador e ex-presidente da Casa Luiz Viana Filho
Em comemoração ao centenário do nascimento do ex-senador e ex-presidente do Senado Luiz Viana Filho, a biblioteca do Senado, que leva seu nome, lançou, na tarde desta terça-feira (16), o livro Luiz Viana Filho - O jornalista. O 1º secretário do Senado, Efraim Morais, e o senador Marco Maciel (DEM-PE) discursaram durante a solenidade de lançamento. A obra contém um prefácio do presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho.
Exatos 146 artigos escritos por Luiz Viana Filho, entre 1929 e 1990, e publicados, majoritariamente, no jornal A Tarde, de Salvador (BA), compõem a coletânea. O biógrafo e historiador João Justiniano da Fonseca foi o responsável pela organização dos textos e contou com a colaboração do jornalista João Carlos Teixeira, do Jornal do Senado. Ambos estiveram presentes durante o lançamento do livro.
Em discurso, Efraim ressaltou a carreira do político e jornalista e lembrou sua importância literária:
- É com grande prazer que saúdo esta obra póstuma. A diversidade desses textos indica a mente fértil do parlamentar. Luiz Viana Filho foi um caso bem-sucedido de intelectual que se apaixonou pela política.
Pouco antes, Marco Maciel enalteceu o falecido colega e elogiou a iniciativa do Senado:
- O reconhecimento ao Luiz Viana Filho, com quem tive a honra de conviver, se estende especialmente a este ano [quando é comemorado o centenário de seu nascimento]. Com este livro, o Senado mostra compromisso para com as gerações futuras.
Na ocasião, foram lançados, ainda, um selo personalizado e um carimbo comemorativo dos cem anos de nascimento do patrono da biblioteca do Senado. Também participaram da cerimônia, a chefe do Departamento de Filatelia e Produtos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Maria de Lourdes Torres de Almeida Fonseca; o filho do homenageado, Luiz Viana Neto; e o diretor-geral do jornal A Tarde, Edvaldo Boaventura.
Luiz Viana Filho nasceu em Paris, na França, em 28 de março de 1908, mas foi registrado em Salvador (BA). Como político, cumpriu seis mandatos de deputado federal, foi ministro da Casa Civil, governador da Bahia e senador. De 1978 a 1980, foi presidente do Senado Federal.
Paralelamente, Viana Filho dedicou-se às letras e foi professor, jornalista e escritor. Considerado o "príncipe dos biógrafos brasileiros", escreveu biografias de importantes nomes, entre eles, Machado de Assis, Rui Barbosa, Rio Branco e Eça de Queiroz.
Da Redação / Agência Senado
16/12/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Coletânea de artigos revela face jornalística do ex-senador e ex-presidente do Senado Luiz Viana Filho
Senado lança catálogo de obras raras da Coleção Luiz Viana Filho
Senado homenageia centenário de Luiz Viana Filho
Senado homenageia centenário de nascimento de Luiz Viana Filho
SENADO INAUGURA EXPOSIÇÃO DE ACERVO DE LUIZ VIANA FILHO
Senado faz sessão especial para homenagear Luiz Viana Filho