Senadores celebram centenário de nascimento de Luiz Viana Filho



Os senadores César Borges (PR-BA) e Antonio Carlos Junior (DEM-BA) destacaram a importância da Bahia na vida política e no trabalho de escritor do ex-presidente do Congresso Luiz Viana Filho, cujo centenário de nascimento foi comemorado em sessão especial nesta quarta-feira (26).

- Como baiano, me sinto engrandecido de estar aqui no Senado Federal, ocupando uma vaga de representante do meu estado que já foi desse estadista, intelectual de raro brilho, que nasceu em Paris, mas que era um baiano da melhor cepa possível - declarou César Borges.

Depois de saudar a família do homenageado, que teve representantes presentes à sessão, César Borges disse que Luiz Viana Filho sempre foi um homem fiel ao povo da Bahia e à democracia, além de devotado às causas do Direito e da justiça.

O senador Antonio Carlos Junior destacou os laços entre seu pai, o senador Antonio Carlos Magalhães, e a família de Luiz Viana Filho.

- Lembro-me de, criança, chamá-lo de "tio Luiz", tanta era a proximidade entre nossas famílias. Meu pai e Luiz Viana Filho foram colegas de Câmara dos Deputados, ainda no Rio de Janeiro, em fins dos anos cinqüenta - recordou Antônio Carlos Junior.

O senador lembrou que Antonio Carlos Magalhães foi prefeito de Salvador quando Luiz Viana Filho era governador da Bahia, a partir de 1967. Antonio Carlos Junior lamentou que as circunstâncias e as "coisas da política" tenham levado Luiz Viana e seu pai a se afastarem.

- Mas a amizade resistiu imorredoura e continua através das famílias, da saudosa dona Juju e dos filhos - disse.

O senador Mão Santa (PMDB-PI) afirmou que, na biografia de Rui Barbosa escrita por Luiz Viana Filho, pode-se ler "um sábio descrevendo outro sábio". Já o senador Marco Maciel (DEM-PE) destacou a vocação política de Luiz Viana Filho, aliada à carreira literária.

- O pendor para a política revela-se no chamamento para presidir o diretório da Faculdade de Direito da Bahia, quando estudante - disse Maciel.

O parlamentar pernambucano afirmou ainda que, como biógrafo, Luiz Viana aliou o rigor histórico à graça, à leveza e à elegância da narrativa do romance. O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) afirmou que feliz é o pais que pode, na sua maior representação popular, homenagear figuras como Luiz Viana Filho. Por sua vez, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) indagou quantos parlamentares de hoje mereceriam homenagem como essa que se faz a Luiz Viana Filho.



26/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado homenageia centenário de nascimento de Luiz Viana Filho

Senadores celebram 100 anos de nascimento de Luiz Gonzaga

Senado homenageia centenário de Luiz Viana Filho

SENADORES CELEBRAM CENTENÁRIO DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Paim presta homenagem a Luiz Viana Filho

Senadores lembram centenário de nascimento de Jaime Câmara