Senado homenageia ILB, Conselho Editorial e Unilegis



O Senado realizou na manhã desta terça-feira (28) sessão especial com a finalidade de comemorar os dez anos do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e do Conselho Editorial, bem como os seis anos da Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis).

VEJA MAIS
 

O presidente do Senado, Renan Calheiros, presidiu a solenidade. A Mesa foi composta pelo 1º secretário do Senado, Efraim Morais, autor do requerimento para a realização da sessão; pelo presidente do Conselho Editorial, senador José Sarney (PMDB-AP); pela diretora-executiva do ILB, Denise Zoghbi; pelo diretor-geral do Senado, Agaciel Maia; pela vice-reitora da Unilegis, Vânia Maione Alves Nina; e pelo diretor-executivo do Interlegis, Márcio Sampaio Leal.

Discursaram na solenidade, que foi aberta com a execução do Hino Nacional, os senadores Efraim Morais, Romeu Tuma (DEM-SP), José Sarney e Arthur Virgílio (PSDB-AM). Eles destacaram a importância do ILB, da Unilegis e do Conselho Editorial para a aproximação entre o Senado e a população e para a elevação do nível intelectual dos servidores e dos parlamentares.

Também como parte das comemorações, foi aberta exposição no Salão Negro, com a divulgação da última edição da Revista de Informação Legislativa (RIL) e com o lançamento da Coleção Cidades Históricas - Inventário e Pesquisa. A mostra ficará até a próxima sexta-feira (31) e os visitantes do Congresso Nacional poderão conferir um pouco do que foi realizado pelos órgãos do Senado responsáveis pelo ensino, pela pesquisa, pela extensão e pela publicação de livros e de outros materiais impressos. Ainda nesta terça-feira, às 17 h, também no Salão Negro, será lançado o livro Introdução à Filosofia Política, de Octaviano da Costa Nogueira Filho.

Palestras

Outras atividades estão previstas como parte das comemorações, que acontecem até sexta-feira (31) no Salão Negro. Nesta quarta-feira (29), haverá duas palestras e o lançamento de uma monografia. Às 10h, o diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, falará sobre o tema "Tempo de Transformações no Século XXI" e às 16 h, Wladimir Carvalho da Silva, instrutor do curso de Libras do Instituto Cultural e Profissionalizante de Pessoas Portadoras de Deficiência do Distrito Federal (ICP), falará sobre a "Língua Brasileira de Sinais na Era de Inclusão". Às 17 h, o assessor do ILB Aderson Pimentel de Alencar Filho fará o lançamento da monografia "A sistemática de treinamento e desenvolvimento no Senado Federal".

Na quinta-feira (30), a secretária-geral da Mesa, Claudia Lyra, vai abordar, às 10h, "O Processo Legislativo, suas Recentes Mudanças e a Democracia". Ainda na quinta, às 15h, a Companhia Mamulengo Alegria apresenta a peça "O casamento de Chiquinha Muito Prazer, filha do coronel João Redondo, com Tião sem Sorte". Na sexta-feira, o espetáculo será reapresentado às 10h. Às 12h, a programação de comemorações será encerrada.



28/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Efraim diz que ILB, Conselho Editorial e Unilegis aproximam os parlamentares dos cidadãos

ILB, Conselho Editorial e Unilegis comemoram aniversário de fundação com programação cívica e cultural

PUBLICAÇÕES DO CONSELHO EDITORIAL DO SENADO

CONSELHO EDITORIAL DO SENADO PRESTA CONTAS A ACM

A importância da Secretaria de Editoração e do Conselho Editorial do Senado

Exposição marca 15 anos do Conselho Editorial do Senado