SENADO HOMENAGEIA NÉLSON GONÇALVES
O plenário do Senado aprovou hoje (dia 6) requerimento de autoria da senadora Emília Fernandes (PDT-RS) propondo a inserção em Ata de voto de profundo pesar pela morte do cantor Nélson Gonçalves, ocorrida em 19 de abril. Ao encaminhar a votação, a senadora disse que, como Nélson, nasceu em Santana do Livramento (RS). Emília lembrou a trajetória do artista, desde o início da carreira, cantando em feiras-livres, até o auge, na época de ouro de rádio, e os últimos momentos, quando se reciclava, aproximando-se de jovens compositores.
Emília Fernandes fez um apelo às autoridades do Rio Grande do Sul e ao ministro da Cultura, Francisco Weffort, para que prestem uma homenagem ao cantor, transformando a casa onde Nélson Gonçalves nasceu em espaço de preservação de sua memória.
- Nélson Gonçalves partiu, porém nos deixou sua voz, patrimônio cultural. Projeta-se na história da música brasileira como alguém que mais do que cantou, acima de tudo encantou - disse.
O senador Eduardo Suplicy defendeu a proposta, destacando a importância do cantor para diversas gerações, expressa na "marca imbatível" de 78 milhões de cópias vendidas. O presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, também apoiou a medida, ressaltando a liderança incontestável de Nélson Gonçalves no cenário da música popular brasileira.
06/05/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
RÁDIO SENADO HOMENAGEIA NELSON GONÇALVES
Trecho do BR-393 será denominado 'Prefeito Nelson dos Santos Gonçalves'
Programa da Rádio Senado homenageia Nelson Cavaquinho
Museu Histórico do Senado homenageia Nelson Carneiro
João Pedro homenageia Fundação Pestalozzi Glauber Viana Gonçalves
ABDIAS HOMENAGEIA NELSON NÓBREGA