Senado homenageia o Dia do Maçom



O Senado deu início à sessão especial de homenagem à Maçonaria brasileira, pelo transcurso do Dia do Maçom - 20 de agosto. Para compor a Mesa, o presidente Garibaldi Alves chamou, entre outros, o grão-mestre do Grande Oriente do Brasil Marcos José da Silva; o presidente da Confederação Maçônica do Brasil, Héber Xavier; o grão-mestre do Distrito Federal Jafé Torres; bem como os senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Efraim Morais (DEM-PB), que assinam o requerimento da sessão.

Mozarildo Cavalcanti, que é maçom, ressalta que as cinco mil lojas maçônicas espalhadas pelo Brasil se dedicam à realização de obras sociais e praticam campanhas de cunho filantrópico, como arrecadação e distribuição de alimentos e roupas, além de manter creches, escolas e centros de apoio a idosos.

Tradicionalmente a Maçonaria, no mundo, se apresenta como entidade defensora dos direitos humanos, da libertação dos povos, contra a opressão e a tirania, em prol das artes e das ciências. O Grande Oriente do Brasil, criado em 17 de junho de 1822, atuou decisivamente no processo de independência e teve como seu primeiro grão-mestre José Bonifácio de Andrada e Silva, o patriarca da Independência. A organização também defendeu a abolição da escravatura e a proclamação da República.

Mais informações a seguir



20/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado homenageia o transcurso do Dia do Maçom

Senado celebra o Dia do Maçom

Plenário faz homenagem ao Dia do Maçom

Dia do Maçom é lembrado em Plenário

Sessão especial lembra o Dia do Maçom

MOZARILDO REGISTRA A PASSAGEM DO DIA DO MAÇOM