Senado homenageia o transcurso do Dia do Maçom



Por requerimento do senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR), o Senado homenageou o transcurso do Dia do Maçom, comemorado no dia 20 de agosto. Foram convidados para compor a Mesa o soberano grão-mestre geral da Grande Oriente do Brasil, Laelso Rodrigues, o sereníssimo grão-mestre geral das Grandes Lojas do Brasil, Edilcides Lino de Melo e o presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado Gim Argelo.

Para marcar a homenagem do Senado, o grão-mestre Laelson Rodrigues agraciou o senador Mozarildo Cavalcanti com o título de Benemérito da Ordem Maçônica. Presentes à cerimônia, senadores e membros da maçonaria de vários estados brasileiros.

Ao discursar na homenagem, Mozarildo disse que a data recorda o momento da fundação da Grande Oriente do Brasil, por fusão das lojas Esperança, Comércio e Artes, União e Tranqüilidade, em 1822. Seu primeiro grão-mestre foi o patriarca da Independência do Brasil, José Bonifácio de Andrada e Silva. Além da Independência, a ordem maçônica lutou pela abolição da escravatura e pela proclamação da República no país.

Segundo Mozarildo, há 5 mil lojas maçônicas no Brasil que se dedicam a amplo elenco de obras sociais, como campanhas de vacinação e de natureza filantrópica, com a arrecadação e distribuição de alimentos e vestuário, além da manutenção de creches, escolas, centro de apoio a idosos e a realização de programas de combate às drogas.

Em nível nacional, grãos-mestres da maçonaria reuniram-se em Brasília para lançar um manifesto à nação, chamado -Carta de Brasília-, analisando os problemas nacionais e propondo soluções, inclusive cobrando mais atenção para a Amazônia que corre sério risco de internacionalização, disse Mozarildo.

Em relação a Roraima e demais estados amazônicos, as ordens maçônicas locais reivindicam mais controle sobre a atuação das organizações não-governamentais (ONGs), combate à bio-pirataria, amparo financeiro às instituições de pesquisa e Universidades da região e a regulamentação da Lei Fundiária para Roraima, respeitando-se o posicionamento de todas as comunidades envolvidas, afirmou Mozarildo Cavalcanti.



20/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado homenageia o Dia do Maçom

Mozarildo homenageia jornalistas pelo transcurso de seu dia

MIRANDA HOMENAGEIA AS MULHERES BRASILEIRAS PELO TRANSCURSO DE SEU DIA

Delcidio homenageia Itaipu Binacional pelo transcurso do 30º aniversário da empresa

Senado celebra o Dia do Maçom

Mão Santa reverencia UnB pelo transcurso dos 45 anos de sua fundação