Senado homenageia os 75 anos do Confea



Com seu Plenário e galerias lotados, o Senado Federal homenageou nesta quinta-feira (4) os 75 anos do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea). A homenagem foi pedida pelo presidente da Frente Parlamentar da Engenharia no Senado, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que fez o discurso de saudação dos convidados.

Crivella pediu que os profissionais ligados ao Confea lutem por moradia digna para todos. Para o parlamentar, é possível um Brasil sem favelas e sem pessoas residindo em locais de risco de acidentes. O senador lembrou que o Confea é "o maior conselho de profissões do mundo", congregando mais de 900 mil profissionais, por cujas mãos passam 70% da riqueza do país.

O senador, que é engenheiro civil, afirmou que não haveria melhor lugar para comemorar os 75 anos do Confea do que Brasília, "a mais alta demonstração artística de uma raça e demonstração inequívoca do que é possível ser feito pelo espírito empreendedor de um povo dotado de talento peculiar e divino".

Em seguida falou o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), formado em Engenharia Mecânica. Cristovam enfatizou a diferença entre construir no Brasil e construir o Brasil: para ele, construir uma ponte que vai de um lugar a outro é construir no Brasil, enquanto construir uma ponte que ligue o presente ao futuro é construir o Brasil. Da mesma forma, relacionou a diferença entre produzir comida e fazer com que ninguém passe fome; ou construir um prédio para funcionar uma escola e dar bons salários aos professores.

Na seqüência, o senador Paulo Duque (PMDB-RJ) pediu apoio a sua proposta, já transformada em lei, que autoriza o governo federal a transferir ao governo do estado do Rio de Janeiro o Palácio Gustavo Capanema, que já foi sede dos Ministérios da Educação e da Saúde. O parlamentar lembrou a dificuldade do governo daquele estado de instalar sua administração, enquanto há prédios ociosos do governo federal na ex-capital da República.

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) enfatizou o prestígio da engenharia brasileira na Ásia, África e América Central, regiões que visitou como presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). O senador José Nery (PSOL-PA) afirmou que o país tem grande necessidade de que sejam construídas mais habitações populares, hospitais, escolas, pontes e estradas. Também enfatizou a urgência de uma reforma agrária eficaz, na qual os agrônomos devem ter grande participação.

Após fazer um breve histórico dos 75 anos da entidade, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) destacou o progresso trazido ao país pela construção de Brasília, obra dos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer e do paisagista Burle Marx. O senador Romeu Tuma (PTB-SP) realçou o papel dos profissionais ligados ao Confea na recuperação dos estragos causados pela chuva no estado de Santa Catarina.

O deputado federal e arquiteto Zezéu Ribeiro (PT-BA) também falou na solenidade. Ele comemorou a aprovação, na noite anterior, pelo Senado Federal, do projeto de lei da câmara (PLC 13/08), de sua autoria, que "assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social". O projeto segue agora à sanção presidencial. Para ele, é um projeto "do bom corporativismo", uma vez que "coloca a profissão a serviço da sociedade".

Encerrou a solenidade o discurso do presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo. Ele lembrou que, paralelamente às comemorações dos 75 anos da entidade, acontecem em Brasília o Congresso Mundial de Engenheiros e a 65ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia, que tem como lema "inovação tecnológica com inclusão social". O dirigente manifestou confiança no papel social dos filiados ao Confea e pediu esforços "para a construção de uma sociedade mais livre, justa e solidária". A sessão foi comandada pelo presidente do Senado, senador Garibaldi Alves Filho.



04/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado homenageia o Confea pelos 75 anos de sua criação

Senado homenageia os 102 anos de JK

Senado homenageia 50 anos do BID

Senado homenageia 40 anos da Ajufe

Senado homenageia 23 anos da Constituição

SENADO HOMENAGEIA SERVIDORA DE 100 ANOS