Senado inaugura exposição sobre os direitos das mulheres
O Senado uniu a comemoração dos 25 anos da Constituição Brasileira e as celebrações do mês da mulher para inaugurar, na manhã desta quarta-feira (6), a exposição “As cidadãs e a Constituição: 25 anos de lutas e conquistas no Brasil”. A mostra ficará aberta ao público no Espaço Senado Galeria até o dia 31 de março.
Na solenidade, o presidente do Senado, Renan Calheiros, também assinou acordo de cooperação técnica entre a Casa e a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, a fim de favorecer ações conjuntas na promoção dos direitos das mulheres.
O acordo, que contou também com a assinatura da ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, e da diretora-geral do Senado, Doris Marize Romariz Peixoto, traz medidas como promoção de cursos a distância e presenciais na perspectiva de gênero, a serem oferecidos pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). Também serão feitas, por meio de parcerias e veiculação nos meios de comunicação, a divulgação e coedição de publicações impressas ou digitais.
O presidente do Senado, Renan Calheiros, exaltou o papel das mulheres na sociedade e chamou a atenção para o crescimento da participação feminina em grandes cargos da áreas empresarial e política.
- As mulheres dão vida em todos os sentidos e não podem ser consideradas subalternas, haja vista a quantidade delas que ascendem aos mais altos níveis da administração empresarial nos dias atuais. E cumpre ressaltar que a mais alta mandatária do país na atualidade é uma mulher – afirmou Renan.
A ministra Eleonora Menicucci falou sobre a importância da parceria e sobre a participação do Senado na luta pelos direitos das mulheres.
- Eu, na titularidade da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, do governo da primeira mulher presidenta do Brasil, tenho o orgulho de voltar a esta Casa, onde várias lutas, várias decisões são, foram e serão travadas com muito rigor, ética e democracia – afirmou a ministra.
Também estiveram presentes na cerimônia as senadoras Ana Amélia (PP-RS), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Lídice da Mata (PSB-BA) e Maria do Carmo (DEM-SE); o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), a secretária-geral da Mesa do Senado, Claudia Lyra, além de deputados e indicadas ao Diploma Mulher-cidadã Bertha Lutz.
06/03/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado inaugura exposição sobre os 53 anos de Brasília
SENADO INAUGURA EXPOSIÇÃO SOBRE VIRGÍLIO TÁVORA
Senado inaugura exposição sobre 50 anos do golpe militar
Senado inaugura exposição sobre modernização nas gestões de Sarney
Senado inaugura exposição sobre jogos tradicionais em todo o mundo
Senado inaugura exposição sobre os 70 anos do voto feminino no Brasil