SENADO INAUGURA FÁBRICA DE SOFTWARE E LABORATÓRIO VIVO DO LEGISLATIVO



O Senado Federal está dando um passo decisivo para aprofundar o uso de suas tecnologias de informação como ferramenta para o aprimoramento institucional. No próximo dia 17, às 11 horas, serão inaugurados a Fábrica de Software e o Laboratório Vivo do Legislativo.

Através da fábrica o Senado poderá reorientar seus sistemas e processos de trabalho, otimizando recursos humanos e infra-estrutura, reduzindo custos e melhorando a produtividade. O Laboratório Vivo do Legislativo é o ambiente onde a Fábrica de Software é operada.

A Fábrica de Software é composta por um conjunto de equipamentos, programas e recursos humanos que, utilizando uma metodologia de modelagem de processos, permite gerar, de forma semi-automática, sistemas informatizados de informação. O seu grande diferencial é permitir que o usuário participe diretamente na modelagem e especificação do sistema que ele próprio vai utilizar.

Os equipamentos e programas instalados no Senado permitem ao técnico da fábrica, orientado pelos usuários, editar os diversos passos da rotina em análise, representando graficamente, em detalhes, cada tarefa a ser executada. Os problemas complexos vão sendo desmembrados em suas tarefas mais simples, tornando fácil diagnosticar as dificuldades.

VISUALIZAÇÃO

Fragmentado em suas atividades elementares, o processo pode ser visualizado no computador. A Fábrica de Software permite ao usuário a visualização gráfica de todo o seu processo de trabalho, possibilitando a simulação do funcionamento do novo modelo. Na simulação é possível verificar gargalos e ociosidades, seja de infra-estrutura ou de recursos humanos. O sistema ainda permite acompanhar os elementos exteriores que interferem no processo de trabalho (normas e padrões que devem ser seguidos), apresentando alternativas para a adequação de normas a um melhor funcionamento do sistema.

Após as simulações, é possível otimizar seu funcionamento, sugerindo alterações na execução das tarefas mais simples, remanejando recursos e alterando ações. A Fábrica de Software possibilita a melhoria da performance do sistema, a redução de custos com tarefas, pessoal e equipamentos desnecessários e a satisfação do usuário, que irá trabalhar num processo que ele mesmo definiu e com o qual está mais comprometido.

O Laboratório Vivo do Legislativo permitirá que sejam modeladas alternativas para a escolha do melhor caminho de transição do sistema atualmente em uso para o novo. Ele também será um espaço experimental dedicado ao usuário para a busca de soluções no aprimoramento de seu processo organizacional.



10/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


ACM INAUGURA AMANHÃ LABORATÓRIO VIVO DO LEGISLATIVO

ACM INAUGURA FÁBRICA DE SOFTWARE PARA PROTEGER SENADO DO BUG DO MILÊNIO

PRODASEN LANÇA O LABORATÓRIO VIVO DO LEGISLATIVO

ACM INAUGURA TV SENADO, AO VIVO, PELA INTERNET

USP: Fábrica de software organiza produção de microempresas

USP: Poli cria fábrica de software para micros e pequenas empresas