Senado inicia implantação de assinatura digital



Com apenas um clique, o presidente do Senado, José Sarney, assinou nesta quinta-feira (9) 54 decretos legislativos em 5 minutos. Ele recebeu o diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para dar início à primeira parte do processo de emissão do certificado de assinatura digital, que faz parte do projeto Autógrafo Certificado, uma parceria entre a Secretaria Geral da Mesa do Senado e o Prodasen.O processo dispensará a coleta de assinaturas convencionais e tornará mais ágil a divulgação das propostas legislativas.

Também estiveram presentes no ato de certificação da assinatura digital de José Sarney a secretária-geral da Mesa, Cláudia Lyra e o diretor do Prodasen, Carlos Magno.

Com a implantação da assinatura digital, associada ao certificado digital, o processo legislativo poderá ser realizado todo por meio eletrônico. Hoje, a tramitação se dá por meio de um processo híbrido exatamente porque falta a identificação eletrônica do parlamentar.

- Poderei dedicar meu tempo a outras questões - disse Sarney.

Nesta primeira fase do projeto que integra o programa eProposição serão contemplados apenas os Decretos Legislativos relativos à outorga de serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens, que representam a maior parte dos autógrafos. Posteriormente, a possibilidade de assinar documentos digitalmente será expandida para os demais projetos e será disponibiliza para os integrantes da Mesa Diretora e parlamentares.

Além de agilizar a divulgação das propostas legislativas, a iniciativa diminuirá consideravelmente o uso de papel e garantirá a segurança e confiabilidade no processo legislativo. Para assinar digitalmente é necessário um dispositivo eletrônico chamado token e uma senha pessoal e intransferível.

- Isso tornará o processo legislativo mais sustentável - afirmou a secretária Cláudia Lyra.

A certificação da Assinatura Digital faz parte do Plano Tático da Secretaria Geral da Mesa elaborado em parceria com o Prodasen. O plano tem como objetivo "promover o uso intensivo e continuamente atualizado das tecnologias da informação".

09/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


TV Senado inicia transmissão digital em Brasília

TV Senado inicia transmissão em sinal aberto e digital em São Luís

CE debate implantação de TV digital

Processo legislativo terá 'assinatura digital'

Conteúdos nacionais em TVs por assinatura serão verificados por plataforma digital

CCJ analisa projeto que substitui impressão de voto por assinatura digital