Senado instala comissão para debater financiamento do sistema de saúde



Foi aberta há pouco reunião no Senado para instalação da comissão temporária sobre o financiamento do sistema de saúde. Durante a reunião, serão eleitos o presidente e o vice-presidente colegiado. A comissão terá 90 dias para debater e propor soluções novas fontes de recursos para o Sistema Único de Saúde.

VEJA MAIS

Integram a comissão os senadores Humberto Costa (PT-PE), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Wellington Dias (PT-PI), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Vital do Rêgo (PMDB-PB), Paulo Davim (PV-RN), Luiz Henrique (PMDB-SC), Ciro Nogueira (PP-PI), Jayme Campos (DEM-MT) e Lúcia Vânia (PSDB-GO).

De acordo com Humberto Costa, autor do requerimento que propôs a criação do colegiado, o SUS passa por um momento difícil após o fim de uma de suas fontes de recurso, a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), cuja prorrogação foi rejeitada pelo Senado em 2007. “O subfinanciamento histórico, agravado com a extinção da CPMF, é um dos principais desafios contemporâneos do SUS”, argumenta Humberto.

 

Mais informações a seguir



14/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias propõe criação de comissão no Senado para debater sistema federativo

Senado instala subcomissão para debater política de resíduos sólidos

Renan cria comissão para debater financiamento da educação

Moka sugere subcomissão para debater financiamento da saúde pública

Comissão especial convida especialistas para debater financiamento da educação

Comissão especial reúne-se para debater financiamento da segurança pública