Alvaro Dias propõe criação de comissão no Senado para debater sistema federativo



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) registrou em Plenário nesta quarta-feira (14) a presença em Brasília de cerca de 1.500 prefeitos de todo o Brasil em busca de mais recursos para as administrações municipais. O senador explicou que, desde a promulgação da Constituição de 1988, as transferências de recursos para os municípios não são suficientes para atender às demandas, especialmente sociais.

- É hora de se rediscutir o sistema federativo. Há um sistema federativo imperfeito, provocando distorções, injustiças. Ignora-se, de forma absoluta, o princípio da isonomia entre as unidades da Federação, sobretudo no que diz respeito à partilha da receita, que cresce sempre mais no país, atingindo já neste ano mais de R$ 1 trilhão - afirmou o senador.

Alvaro Dias destacou ainda que, a partir desta quinta-feira (15), o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), promove um seminário com a participação de especialistas e membros dos três Poderes (governadores, parlamentares e magistrados) para debater o sistema federativo.

Ele propôs que o Senado constitua, imediatamente, uma comissão especial para discutir a crise federativa porque, segundo disse, "há uma crise na federação brasileira que é visível". E a presença dos prefeitos em Brasília é mais uma demonstração desta crise, sublinhou Alvaro Dias.



14/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Crivella defende criação de comissão para debater pacto federativo

Alvaro Dias propõe criação da Semana Nacional da Visão

Alvaro Dias propõe criação de cargo de juiz supervisor de Juizados Especiais

Senado instala comissão para debater financiamento do sistema de saúde

Alvaro Dias propõe extinção da Comissão de Orçamento

COMISSÃO DO EL NIÑO PROPÕE CRIAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE DEFESA CIVIL