Senado instala Subcomissão Permanente dos Direitos das Mulheres



As senadoras pelo PT Ideli Salvatti (SC) e Serys Slhessarenko (MT) foram eleitas, respectivamente, presidente e vice-presidente da Subcomissão Permanente dos Direitos das Mulheres, instalada nesta quinta-feira (6) no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). O novo colegiado também é integrado pelas senadoras Roseana Sarney (PMDB-MA), Maria do Carmo Alves (DEM-SE) e Lúcia Vânia (PSDB-GO).

VEJA MAIS

Ao assumir a presidência da subcomissão, Ideli lembrou que a criação do novo colegiado foi motivada por denúncias, feitas em 2007, de existência de mulheres mantidas presas em celas com homens.

- Aquela questão suscitou a necessidade de termos um espaço permanente para tratarmos dos temas relativos às mulheres, sejam projetos de lei ou políticas públicas, além de podermos acolher as denúncias que envolvam violência, preconceito e discriminação contra todas nós - ressaltou Ideli, ao agradecer ao senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da CDH, pelo apoio à criação da subcomissão.

Antes da instalação da subcomissão, Paulo Paim destacou a trajetória de mulheres que se destacaram na luta pelos direitos femininos. Lembrou a bravura de Olmira Leal de Oliveira, apelidada Cabo Toco, primeira mulher soldado da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, que lutou ao lado das forças provisória na Revolução de Chimangos e Maragatos, naquele estado; destacou a atuação de Alzira Soriana, primeira prefeita eleita do Brasil, em Lages (RN), em 1932; Antonieta de Barros, primeira deputada negra do país, eleita em 1934, por Santa Catarina; e Eunice Michiles, primeira senadora do país, eleita pelo Amazonas em 1979.

O senador Geraldo Mesquita Júnior PMDB-AC) saudou a criação do novo colegiado e lembrou a coragem de Evangelina Gonçalves, nordestina que viveu no Acre e lutou na Revolução Acreana, em 1902. Também os senadores Flávio Arns (PT-PR), José Nery (PSOL-PA) e Cristovam Buarque (PDT-DF) destacaram a importância da criação da Subcomissão Permanente dos Direitos das Mulheres. Cristovam defendeu que as mulheres sejam, cada vez mais, protagonistas das transformações necessárias para o desenvolvimento do país. Para José Nery, a subcomissão deverá "não apenas diagnosticar problemas vivenciados pelas mulheres, mas principalmente construir um conjunto de políticas para superar as dificuldades".



06/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado instala Subcomissão Permanente de Assuntos Municipais

CCJ INSTALA SUBCOMISSÃO PERMANENTE DO JUDICIÁRIO

SENADO INSTALA CPI PERMANENTE PARA CAÇAR IRREGULARIDADES

Ideli é a presidente da Subcomissão dos Direitos das Mulheres

Subcomissão dos Direitos das Mulheres debaterá os 20 anos da Constituição

Subcomissão debate direitos sexuais e reprodutivos das mulheres