Senado institui 11 de dezembro como o Dia Nacional das Apaes



O Senado aprovou nesta terça-feira (dia 29) e enviará a sanção presidencial projeto oriundo da Câmara instituindo o dia 11 de dezembro como o Dia Nacional das Associações de Pais e Amigos de Excepcionais (Apaes). O objetivo é homenagear a organização de pais e amigos de portadores de deficiência, cuja luta propiciou ao Brasil ter hoje 1600 Apaes, desenvolvendo trabalho destinado a oferecer qualidade de vida e dignidade a esse grupo da população.

Relator da matéria no Senado, o senador Geraldo Cândido (PT-RJ) disse que a iniciativa procura dar visibilidade a um trabalho social que tem trazido valiosas contribuições à luta por um tratamento igualitário entre as pessoas portadoras de deficiências e aquelas que não as têm, realizado pelas Apaes. Ele observou que muitos portadores de deficiência ficam marginalizados na sociedade diante da falta de consciência política dos que detêm o poder e da baixa oferta de tecnologias que auxiliem seu cotidiano.

Os senadores Carlos Patrocínio (PFL-TO), Emilia Fernandes (PT-RS), Arlindo Porto (PTB-MG), Romero Jucá (PSDB-RR), Ademir Andrade (PSB-PA), Tião Viana (PT-AC) e Paulo Hartung (PSDB-ES) também enalteceram o projeto. Hartung disse que essa data pode servir para mobilizar a sociedade no entendimento de que todos podem contribuir para melhorar a situação dos portadores de deficiência e, assim, construir uma sociedade mais democrática.

29/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado institui 2004 como Ano Nacional Cândido Portinari

Senado adiará para dezembro votação do projeto que institui Código do Contribuinte

Lei institui 15 de janeiro como Dia Nacional do Jogo Limpo e de Combate ao Doping

Senado institui o ano de 2004 como Ano da Mulher

Senado aprova projeto que institui o Dia Nacional do Idoso

Flávio Arns anuncia Encontro Nacional das Apaes