Senado lança "História da Conquista da Paraíba"



Considerado por muitos historiadores como a certidão de nascimento da Paraíba, o livro História da Conquista da Paraíba, de autor anônimo, será lançado pelo Senado Federal no dia 25 de maio, às 19h, na 1ª Bienal Nacional do Livro da Paraíba. O evento contará com a presença do senador Efraim Morais (PFL-PB), 1º secretário do Senado, que é autor da apresentação da obra. A Bienal começa neste sábado e prossegue até o domingo da próxima semana.

Também na quinta o Senado lança na Paraíba o sexto volume da coleção Grandes Vultos que Honraram o Senado. Dessa vez o homenageado é o paraibano Humberto Lucena. Os cinco primeiros títulos da coleção foram Clodomir Cardoso, Argemiro de Figueiredo, Pompeu de Souza, Darcy Ribeiro e Teotônio Vilela. O leitor paraibano também será o primeiro a conhecer a Coleção Cidadão Leitor, que reunirá, em publicações de bolso e tablóide, parte da legislação brasileira.

Os primeiros títulos desta coleção que o Senado preparou para a Bienal da Paraíba foram o Estatuto do Idoso, edição de bolso, com apresentação do senador Efraim Morais, e o Código Defesa do Consumidor, em formatos tablóide e bolso, apresentado pelo diretor da Secretaria Especial de Editoração e Publicações (Seep), Júlio Werner Pedrosa.

Do seu Conselho Editorial, o Senado também lança no dia 25 o livro Direito Constitucional Brasileiro - Constituição de 1946, obra, dividida em três tomos, do cientista político Otaciano Nogueira. Já nos dias 22, 24, 26 e 27 de maio, sempre às 15h, ocorrerão as apresentações do espetáculo de mamulengo O Casamento de Chiquinha Muito Prazer, Filha do Coronel João Redondo, com Tião sem Sorte. O autor da peça, o funcionário da Seep, Josias Wanzeller da Silva, também está agendando apresentações de seu teatro de bonecos na ala infantil de dois hospitais de João Pessoa.

Durante todo o evento, o Senado exporá em seu estande documentos importantes para a história do Brasil, como a Lei Áurea, o diploma expedido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o termo de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além das cartas-renúncia de Jânio Quadros e Fernando Collor de Melo.

Sobre a história da Paraíba serão expostos a representação da Câmara Municipal da capital da província da Paraíba a favor da reforma eleitoral, ofício do Ministério dos Negócios do Império comunicando ao Senado que o Barão de Maranguape tomou posse no cargo de senador pela província da Paraíba e parecer da Comissão Pública do Senado referente à resolução do Conselho Geral da Província da Paraíba do Norte que cria sete escolas de primeiras letras para meninas.

19/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado congratula jornal Correio da Paraíba pela conquista do prêmio Imagem Empresarial

Ilha Solteira lança no Senado o projeto A Conquista da Água

Senado lança livros na 1ª Bienal da Paraíba

Senado lança Prêmio de História do Brasil

Senado lança livros sobre Humberto Lucena e a Paraíba

Senado entrega publicações em braile e lança livros na Bienal da Paraíba