Senado lança livro "Processos Eleitorais na América Latina 2005-2006"
Por iniciativa da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado, foi lançado nesta quarta-feira (28), na Biblioteca Luiz Vianna Filho, o livro Processos Eleitorais na América Latina 2005-2006. A coletânea, composta de 16 ensaios, foi organizada pelo jornalista e mestre em Ciência Política Nelson Freire Penteado, e pelo doutor em Ciências Sociais Carlos Ugo Santander.
A idéia do livro surgiu no Congresso de Latino Americanistas em Bruxelas em abril de 2007, em que ambos apresentaram o trabalho "A Mídia nas Eleições de 2006 no Brasil e no Peru", que acabou se tornando o primeiro ensaio do livro e foi a ocasião em que convidaram diversos cientistas políticos de várias nacionalidades para darem sua contribuição à obra.
- O que observamos nos diversos processos eleitorais analisados é que a democracia chegou na região para valer. Os golpes ficaram no passado. Com eleições livres, houve o fortalecimento da democracia - afirmou Nelson Penteado, apontando uma maior participação da sociedade civil no processo eleitoral, seja individualmente, seja de forma organizada.
Da participação no Congresso, resultou também a criação, segundo Penteado, do Centro de Estudos da América Latina, com sede em Brasília, uma rede virtual, que vem mantendo contato com pesquisadores sobre o tema de diversos países.
- O Brasil quase não estuda a América Latina; quase não há universidades produzindo trabalhos sobre a América Latina. Se quisermos algo sobre o assunto é mais fácil recorrer a outros países como Estados Unidos, Alemanha etc. O Brasil, que vem adquirindo uma posição de maior destaque no cenário internacional, precisa lembrar que é um país latino-americano e olhar para os países-irmãos - enfatizou Penteado.
Carlos Santander, que é peruano, agradeceu a oportunidade de apresentar a obra no Senado brasileiro. Ele lembrou a ênfase que a Casa tem dado a lançamentos na área do conhecimento científico e apontou os cenários de atuação do Brasil, os múltiplos atores com os quais mantém relações e o potencial que o país tem de vir a exercer uma liderança no continente como fatores que tornam o lançamento da obra no Senado oportuna.
Compareceu à solenidade o pró-reitor do Centro Universitário Unieuro, Alexandre Barros, onde Penteado fez mestrado em Ciência Política, além de autoridades diplomáticas e outros convidados. Os dois autores agradeceram especialmente ao presidente da CRE, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), e ao senador Cristovam Buarque (PDT-DF), pelo apoio dado ao evento.28/05/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cultura: Memorial da América Latina recebe o Festival Anima Mundi 2006
Na América Latina, só o Haiti cresceu menos que o Brasil em 2006, alerta Papaléo
Desigualdade na América Latina é tema de livro lançado no Brasil
Memorial da América Latina apresenta debate sobre livro digital
Eleições na América Latina são tema de livro a ser lançado nesta quarta-feira
Saúde: Livro do Instituto Adolfo Lutz vira referência para América Latina