Senado lança na Bienal a obra Coluna Prestes no Piauí



O Senado lança nesta sexta-feira (14), às 18h, o livro Coluna Prestes no Piauí, com a presença do autor do livro, Chico Castro. Com a obra, a editora do Senado preenche uma lacuna da historiografia Prestes. 

É um relato sobre a marcha da Coluna Prestes pelo Brasil com foco no Piauí. A capital do estado, Teresina, foi a única no país a sofrer cerco dos revolucionários do sul e o povo piauiense guardou na memória popular episódios desconhecidos da historiografia nacional aqui revelados. No prólogo do livro, o autor explica que o livro deveria ter saído em 2005 para comemorar os 80 anos da Coluna Prestes, e que será lançado agora devido a esforços "do denodado professor Joaquim Campelo e a aguda sensibilidade cultural do senador José Sarney". 

Chico Castro é jornalista e fez parte da geração de poetas piauienses da década de 70, tendo publicado diversos livros. Lançou em 2003 A Guerra do Jenipapo - episódio ocorrido no Piauí em 1823 - e tem se dedicado desde então a relatar fatos históricos do Piauí.

Anand Rao/Da Assessoria de Imprensa da Diretoria-Geral



14/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Estande do Senado na Bienal do Livro lança obra que aborda passagem da Coluna Prestes pelo Piauí

Obra sobre Coluna Prestes é destaque no estande do Senado em Salão do Livro do Piauí

Livro sobre a Coluna Prestes no Piauí é autografado na Bienal de São Paulo

Senado lança obra sobre a cidade de Tiradentes na 1ª Bienal do Livro de Minas Gerais

Senado lança na Bienal do Livro do Paraná obra sobre imigrantes poloneses no Brasil

Eduardo registra 77º aniversário da Coluna Prestes