Estande do Senado na Bienal do Livro lança obra que aborda passagem da Coluna Prestes pelo Piauí
Foi lançado no estande do Senado, na XIII Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro, o livro A Coluna Prestes no Piauí, do poeta e jornalista Chico Castro. O lançamento contou com a presença do vice-governador do Piauí, Wilson Martins; do diretor-executivo da Secretaria Especial de Informática-Prodasen, Evaldo Gomes; do vice-presidente do Conselho Editorial, Joaquim Marques Campello; e do integrante do conselho Carlyle Madruga.
O livro faz um relato diferenciado da marcha realizada pela Coluna Prestes no Brasil, com enfoque no Piauí. A narrativa não pretende, conforme relata o autor em sua apresentação, pôr um ponto final na abordagem desse tema. Ao contrário, o objetivo do trabalho é abrir um novo ponto de visão para o debate a respeito da Coluna Prestes.
O autor revela três informações que considera polêmicas e fundamentais da marcha empreendida por Luis Carlos Prestes. Uma delas é a confirmação de que Juarez Távora se entregou, e não foi preso. Divulga ainda que o primeiro encontro de Luis Carlos Prestes com membros do PCB foi no Piauí e que o Exército brasileiro não combateu a Coluna Prestes naquele estado.
No lançamento do livro, o vice-governador do Piauí disse que a obra de Chico Castro tem um grande valor para historiadores e estudantes. Wilson Martins informou que o governador Wellington Dias tem interesse em apoiar todos aqueles que destacam o estado. Fez questão de elogiar o escritor também citando seu livro anterior, A Guerra do Jenipapo, que faz referência ao episódio ocorrido no estado em 1823. Para o vice-governador, A Coluna Prestes no Piauí vem selar o compromisso do autor com a história do estado.
Para Joaquim Campello, a riqueza do livro está nos posicionamentos polêmicos que divulga. O vice-presidente do Conselho Editorial lembrou que poucos livros existem sobre a Coluna Prestes.
Evaldo Gomes, que é também vice-coordenador da Comissão de Feiras de Livro do Senado, lembrou que a Casa é sempre elogiada nas feiras das quais participa pelo conteúdo e pelo preço das publicações do Conselho Editorial. Disse ainda que as obras publicadas são consideradas pelo público como raras e importantes para a bibliografia brasileira.
Anand Rao/Assessoria de Imprensa da Diretoria-Geral do Senado
17/09/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Obra sobre Coluna Prestes é destaque no estande do Senado em Salão do Livro do Piauí
Senado lança na Bienal a obra Coluna Prestes no Piauí
Livro sobre a Coluna Prestes no Piauí é autografado na Bienal de São Paulo
Crivella lança livro e lota estande do Senado na Bienal do Rio
Senado lança obra sobre a cidade de Tiradentes na 1ª Bienal do Livro de Minas Gerais
Senado lança na Bienal do Livro do Paraná obra sobre imigrantes poloneses no Brasil