Senado lança portal de informação legislativa e jurídica
O Senado lançou nesta terça-feira (30) a Rede de Informação Jurídica e Legislativa - LexML Brasil -, que consiste na sistematização e organização de bases de dados de diversos órgãos dos Três Poderes. Na ocasião, o vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO), afirmou, em nome do presidente José Sarney, que o LexML "nasce grande" em seu objetivo de prover mecanismos de busca de informações, de forma simples e organizada.
- Essa é uma nova era no tratamento de documentos jurídicos e legislativos - observou.
Para Perillo, a estruturação de documentos em padrões recomendados internacionalmente, proporcionada pelo LexML, insere o Brasil na comunidade de informação global, possibilitando a troca de dados com outros países, em especial os membros do Mercosul. Permite também à sociedade brasileira, conforme o senador, manter-se informada e ciente de seus deveres e obrigações.
O LexML é um portal que reúne leis, projetos de lei, súmulas, resoluções, acórdãos e jurisprudências, entre outros documentos de órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário, nas esferas federal, estadual e municipal. Conforme informou João Lima, analista de informação legislativa do Prodasen (Secretaria Especial de Informática do Senado) e um dos idealizadores do portal, o LexML começa a operar com mais de um milhão de documentos.
- Os documentos de Senado e Câmara aparecem de forma unificada - explicou.
Transparência
Jorge Hage Sobrinho, ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), presente à cerimônia, afirmou que a transparência ocupa atualmente o centro da agenda brasileira, dando ao país reconhecimento internacional.Por essa razão, disse que "num sistema de busca por palavra-chave, a palavra-chave hoje é transparência", em referência ao portal.
O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Milton de Moura França, convidado para o evento, destacou que o lançamento do portal é "um momento significativo para uma das vertentes da cidadania - o direito à informação". Ele informou que o TST já incluiu 800 mil documentos no LexML.
José Antonio Dias Tóffoli, advogado-geral da União (AGU), salientou o diferencial do portal como "ferramenta fidedigna", formado pela base de dados de cada um dos órgãos da administração pública, proporcionando segurança para administradores e administrados.
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar, por sua vez, avaliou que o Estado brasileiro reúne hoje condições para tratar de problemas como fraudes, desperdícios de recursos públicos e corrupção. No mesmo sentido, o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Alex Atheniense, destacou o papel do Legislativo na promoção da democratização da informação.
- O Senado brasileiro sempre deu mostras de estar avançado em relação a seu tempo. Esse é o prosseguimento de um trabalho iniciado ainda na década de 80, visando ao acesso sem fronteiras a conteúdos de informação - disse Atheniense.
José Geraldo Loureiro, diretor da CGU, resumiu o trabalho da Comunidade de Tecnologia da Informação Aplicada ao Controle - TI Controle -, cujos objetivos são aperfeiçoar a comunicação e a colaboração entre os órgãos do poder público na busca de soluções de problemas, compartilhamento de informações e melhoria da infraestrutura de tecnologia da informação.
Cristina Vidigal / Agência Senado
30/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado lança na terça-feira rede de informação legislativa e jurídica
Já está na Internet o Portal LexML - Rede de Informação Legislativa e Jurídica
Senado debate ampliação de acesso à informação legislativa e jurídica
Recurso para pesquisa legislativa democratiza informação no portal do Senado
SENADO LANÇA MAIS UM NÚMERO DA REVISTA DE INFORMAÇÃO LEGISLATIVA
SENADO LANÇA MAIS UM NÚMERO DA REVISTA DE INFORMAÇÃO LEGISLATIVA