Senado lança Programa de Gestão por Resultados



A fim de integrar ações para aprimorar a gestão administrativa do Senado, reduzindo custos e aprimorando os serviços prestados à sociedade, aos senadores e ao público interno foi lançado na manhã desta quarta-feira (6), durante cerimônia realizada na sala de audiências da Presidência, o Programa de Gestão por Resultados do Senado (Proresultados-SF).

A iniciativa se insere no processo de modernização preconizado pelo presidente do Senado, José Sarney.

- Estamos mais uma vez inovando. O Senado não fica estacionado. Ele sempre busca se atualizar - disse Sarney, que destacou a parceria da 1ª Secretaria, da Diretoria Geral e da Secretaria Geral da Mesa para a implantação do programa.

Sarney ressaltou que o objetivo do Proresultados é estabelecer uma metodologia que gere parâmetros objetivos de avaliação do desempenho e resultados das unidades da Casa, de forma a tornar mais eficazes as atividades do Senado.

- Não interessa o aumento do número de processos despachados, mas a velocidade de conclusão dos mesmos - salientou.

A diretora-geral, Doris Marize, disse que além de estabelecer metas, o programa vai buscar integrar os diversos setores da instituição.

- Hoje, temos no Senado áreas que procuraram se modernizar de forma individual. O que falta, e é o grande desafio que nós temos, é criar uma visão sistêmica, é que as áreas se conheçam. Cada unidade dirá como vê o Senado e qual é a sua contribuição para os resultados da instituição - resumiu.

Ela explicou, após a solenidade, que serão realizados workshops a partir do dia 11 deste mês com os diretores. Após o treinamento, cada unidade administrativa terá 45 dias para criar seu plano de gestão.

Para o primeiro-secretário, senador Cícero Lucena (PSDB-PB), a criação do Proresultados responde aos anseios da sociedade e se configura como um desafio para os senadores e servidores do Senado.

- Vamos fortalecer esta Casa. Valorizar aqueles que merecem ser valorizados - disse.

De acordo com a secretária-geral da Mesa, Claudia Lyra, a modernização do Senado e o fortalecimento de seus processos administrativos permitirá maior economia de recursos e democratização do acesso às informações. Ela também ressaltou que o processo contribuirá para a atividade fim da instituição.

Também participaram do lançamento diversos diretores e servidores do Senado.

Proresultados

Com a implantação do programa - criado pelo Ato da Comissão Diretora 1/2011 - todas as unidades administrativas do Senado deverão apresentar, até 30 de outubro de cada ano, um plano de gestão e, a cada dois meses, um relatório sobre a execução desse plano.

A Diretoria-Geral do Senado vai monitorar os resultados obtidos e utilizar os planos apresentados para racionalizar o atendimento às necessidades de cada área com relação a recursos humanos, materiais, financeiros e institucionais.



06/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado cria programa de gestão por resultados

Cícero Lucena destaca lançamento do Programa de Gestão por Resultados do Senado Federal

Oficinas explicam conceitos e metodologia do Programa de Gestão por Resultados

Programa de Gestão por Resultados será lançado nesta quarta

BNDES lança programa para incentivar melhoria da gestão pública

Senado lança Agenda Estratégica para aprimorar a gestão