Senado lança sistema de acompanhamento de gastos públicos



O Senado lança nesta terça-feira (7), às 11h30, o Siga Brasil, sistema de acompanhamento de gastos públicos elaborado pela Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle da Casa. A partir de agora, estarão reunidas em um só banco de dados informações gerenciais sobre planejamento, orçamento, fiscalização e controle de sistemas geridos pelo Congresso Nacional e pelo Poder Executivo.

A primeira fase de implantação do sistema dará acesso a usuários previamente cadastrados - parlamentares, servidores públicos e jornalistas - pela rede de computadores do Senado e da Câmara. Nos primeiros meses de 2005, deverá estar pronto o acesso, via internet, para todo o país, por meio da homepage do Senado.

Na avaliação do presidente do Senado, José Sarney, a novidade representa uma importante conquista da sociedade.

- O Siga Brasil permitirá a qualquer um acompanhar o Orçamento da União, do projeto de lei orçamentária até a execução do Orçamento, da destinação de recursos à saúde ou à educação até os valores gastos com a implantação de serviços de saneamento básico em seu bairro - explicou Sarney.

Fazem parte do Siga dados provenientes do Sistema de Elaboração Orçamentária (Selor), que reúne dados sobre emendas, destaques e pareceres setoriais; do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), que trata da execução orçamentária; e do Sistema Integrado de Dados Orçamentários (Sidor), que contém informações sobre a elaboração do Orçamento, ainda no âmbito do Executivo.



06/12/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova projeto que cria sistema de acompanhamento de execuções penais

Planejamento lança catálogo de serviços de órgãos públicos que integram sistema de informação do governo

Lançado portal para acompanhamento de gastos com a Copa do Mundo de 2014

Hage admite que acompanhamento dos gastos das estatais está aquém do "ideal"

Controle dos gastos públicos e recursos para área social foram prioridades no Senado

Sistema informatizado permitirá acompanhamento de penas