Sistema informatizado permitirá acompanhamento de penas



Depois de passar por alterações no Senado e voltar para a Câmara, o Projeto de Lei do Executivo nº 2786/2011, que prevê o uso de ferramenta eletrônica para acompanhamento da execução das penas, da prisão cautelar e da medida de segurança foi aprovado na quarta-feira (22).

O projeto segue agora à sanção presidencial. Depois de sancionada, a lei criará um sistema de alimentação de dados, desde o momento da prisão, permitindo o rápido fluxo de informações entre o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Polícias.

Lançado no ano passado pelo governo federal, o Projeto de Lei integra o Plano Nacional de Apoio ao Sistema Prisional. De acordo com a proposta, os dados e informações da execução da pena, da prisão cautelar e das medidas de segurança deverão ser mantidos e atualizados em sistema informatizado de acompanhamento.

Segundo o texto, todos os dados referentes ao cumprimento da pena poderão ser acompanhados pelo juiz, pelo representante do Ministério Público e pelo defensor. Estarão disponíveis também à pessoa presa ou sob custódia e aos representantes dos conselhos penitenciários estaduais e dos conselhos da comunidade. O objetivo é evitar a perda de direitos dos presos, como a progressão de regime ou a liberdade por cumprimento da pena.

O secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, afirma que “o projeto de lei será importante para permitir a adoção de ferramentas que agilizem e desburocratizem o processo judicial durante a execução da pena. Com isso, será possível evitar situações em que o condenado fique preso por tempo superior àquele   determinado pelo juiz.” Segundo Pereira, isso terá impacto para a garantia de direitos e para a ampliação do acesso à justiça.

O projeto nasceu de debate promovido no Ministério da Justiça e envolve o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e a Secretária de Assuntos Legislativos.

 

 

Leia mais:

Ministério da Justiça lançará programa nacional de apoio ao sistema prisional

Governo elabora Política Nacional de Saúde no Sistema Prisional

 

Fonte:
Ministério da Justiça





24/08/2012 13:18


Artigos Relacionados


Convênio permitirá acompanhamento de projetos legislativos pelo site da Fiesp

Sarney anuncia software que permitirá acompanhamento em tempo real de trabalhos do Senado

Maciel alerta para necessidade de acompanhamento das penas de prisão

Sistema informatizado unifica prontuário de pacientes do SUS

CDH delibera sobre violação de sistema informatizado

SP lança sistema informatizado que unifica prontuário de pacientes