Senado lembra Dia Nacional dos Ostomizados
A primeira parte da sessão desta terça-feira (17) do Senado Federal foi dedicada ao Dia Nacional dos Ostomizados, atendendo a requerimento do senador Flávio Arns (PSDB-PR). A ostomia é uma intervenção cirúrgica no abdome que permite criar uma comunicação entre um órgão interno e o exterior do corpo, para eliminação dos dejetos do organismo. Essa abertura artificial na parede abdominal geralmente é consequência de câncer no intestino, na bexiga ou na uretra.
A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que presidiu a sessão, lembrou a batalha dessas pessoas ao longo dos últimos 25 anos, quando foi criada a Sociedade Brasileira dos Ostomizados (Abraso). Ela destacou a edição do Decreto 5.296/04, que enquadrou os ostomizados no rol das pessoas com deficiência física e anunciou a assinatura de uma portaria, pelo ministro da Saúde, contendo as diretrizes nacionais para organização dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de ostomizados.
- Sabemos que uma ostomia é um procedimento delicado do ponto de vista psíquico e social. No início, a pessoa que passa por esse tipo de intervenção tende a rejeitá-la, seja por vergonha, por nojo ou por desconhecimento da possibilidade de vir a ter uma vida normal. Há ainda que encarar o preconceito que, infelizmente, a sociedade ainda nutre contra a pessoa com deficiência - afirmou Serys Slhessarenko.
Participaram da solenidade, representando o ministro da Saúde, o secretário de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame; a presidente da Associação Brasileira dos Ostomizados (Abraso), Márcia Patrícia de Araújo; os presidentes das Associações de Ostomizados de São Paulo, Meire Reis, e de Brasília, George Ribamar Sala; representantes da Sociedade Brasileira de Estomaterapia; da Pastoral da Saúde Nacional; médicos e representantes de empresas que vendem produtos para ostomizados.
No mesmo pronunciamento, a senadora Serys Slhessarenko pediu aos deputados que votem com rapidez projeto, que já passou pelo Senado, tornando obrigatório o fornecimento, pelos planos de saúde privados, de bolsas de colostomia, ileostomia e urostomia, de coletor de urina e de sonda vesical.
Em seu rápido pronunciamento, a presidente da Abraso, Márcia de Araújo, revelou que, ao ser submetida à ostomia há cerca de dez anos, achou que seria muito difícil sua vida a partir daí, mas encontrou na Abraso todo apoio e pôde perceber o quanto os ostomizados já tinham conquistado nos últimos 25 anos.
Da Redação / Agência Senado
O reconhecimento aos ostomizados deve ser iniciativa conjunta da sociedade, diz Arns
17/11/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado celebra Dia Nacional dos Ostomizados
Senadores comemoram Dia Nacional dos Ostomizados
Flávio Arns propõe instituir Dia Nacional dos Ostomizados
Proposta quer tornar visível a luta dos ostomizados
Planos de Saúde fornecerão bolsas coletoras para ostomizados
Papaléo pede a criação de programas de governo para os ostomizados