Senado leva à Bienal de São Paulo reedição da 'História da Literatura Ocidental', de Otto Maria Carpeaux



O Senado Federal está participando da 20ª Bienal do Livro de São Paulo, onde apresenta a reedição da História da Literatura Ocidental, de Otto Maria Carpeaux. Essa edição do Conselho Editorial do Senado é composta por quatro volumes. A obra alcançou a 18ª posição entre as cem melhores obras de não-ficção do século 20, de acordo com consulta feita pelo jornal Folha de S. Paulo junto a especialistas.

No primeiro volume da obra, Carpeaux parte da antiguidade greco-latina, passa pelas expressões literárias da Idade Média e analisa o Renascimento e a Reforma. No segundo livro da História da Literatura Ocidental, ele interpreta o Barroco e o Classicismo no mundo ocidental. Nele estão analisados a poesia, o teatro, a epopéia e o romance picaresco, entre outros temas e autores como Cervantes, Góngora, Shakespeare e Molière.

O terceiro tomo refere-se à literatura do Romantismo até os dias atuais. Inclui ainda o Realismo e o Naturalismo e seu espírito de época. Estuda autores como Balzac, Machado de Assis, Eça de Queiroz, Tolstoi, Dostoievski, Baudelaire, Augusto dos Anjos, Graça Aranha e Mario de Andrade, entre outros. O último volume analisa a atmosfera intelectual, social e literária do fim do século e o surgimento do Simbolismo e o que o autor chama de "A época do equilíbrio europeu". Também passeia pelas vanguardas do século 20 e faz um esboço das tendências contemporâneas.

A 20ª Bienal do Livro de São Paulo foi aberta na manhã desta quinta-feira (14) prometendo alcançar números nunca antes registrados. Cerca de 210 mil títulos estão à venda, totalizando mais de 2 milhões de livros. Os lançamentos chegam a 4 mil. Os organizadores estão prometendo a realização de uma atividade cultural a cada três minutos. Foram convidados 50 autores estrangeiros e 220 nacionais. A bienal funcionará até o dia 24 de agosto.

Roberto Homem - Assessoria da Presidência



15/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Coleção de Carpeaux lidera lista de obras editadas pelo Senado vendidas na Bienal de São Paulo

Senado leva obra de Carpeaux para Feira Pan-Amazônica

Primeiro livro de história escrito por um brasileiro será lançado pelo Senado na Bienal de São Paulo

Senado leva mamulengo para a Bienal do Ceará

Senado leva 84 títulos para Bienal do Livro

Senado leva teatro de bonecos para a Bienal de Minas