Senado pode fazer sessão em homenagem a Barack Obama



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou dois votos de congratulações ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e deve sugerir ao presidente do Senado, José Sarney, uma sessão em homenagem a ele, durante sua visita ao Brasil. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) propôs que a CRE sugerisse a Sarney entrar em contato com o cerimonial da visita oficial do presidente Barack Obama ao Brasil e propor a realização de uma sessão especial no Senado em sua homenagem. Suplicy ressaltou que, antes de sua eleição para presidente, Obama era senador pelo estado americano de Illinois. A sugestão de Suplicy foi aprovada.

VEJA MAIS

O senador elogiou a forma com que Obama vem conduzindo a sua presidência, em especial sua busca de bom relacionamento com todos os presidentes da América Latina, na recente cúpula realizada em Port of Spain, em Trinidad e Tobago. Ele elogiou, também, a maneira com que se dirigiu ao Irã, com diálogo positivo para enfrentar a crise relacionada ao programa nuclear iraniano.

Ao falar sobre seu requerimento de congratulações, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) disse que, passados alguns meses da eleição do novo presidente norte-americano, ele está ainda mais seguro do acerto da homenagem que propôs.

- Em várias ocasiões, o presidente Obama tem dado ao mundo demonstrações de sua vontade de promover aproximação entre os países como meio de vencer as dificuldades de todos. Em relação a Cuba, ele mostrou receptividade em direção a uma nova etapa de relacionamento e essa atitude pode ser produtiva - disse.

Na presidência da sessão, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse que havia, no mundo inteiro, uma expectativa de que Obama seria inovador. Ele é um presidente que assumiu em circunstâncias difíceis e está se saindo da função com grande competência, afirmou Simon.

Para o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) o gesto de boa vontade do presidente Obama em relação a Cuba vem com atraso de 20 anos, mas é bom que os Estados Unidos reconheçam a altivez do povo cubano, que não se deixou vencer pelas dificuldades e manteve vivos seus ideais.

Laura Fonseca / Agência Senado



23/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Barack Obama será convidado para sessão especial no Senado

Presidente do Senado apóia Barack Obama

Paim comemora vitória de Barack Obama

Suplicy elogia discurso de Barack Obama

Simon manifesta apoio a Barack Obama

Arthur Virgílio deseja sucesso a Barack Obama