Senado presta homenagem a Brasília nos seus 47 anos



 O Senado Federal prestará uma homenagem a Brasília nesta quinta-feira (19), em comemoração ao 47º aniversário da capital do país. A homenagem, prevista para as 11h, no Plenário, foi solicitada pelo senador Adelmir Santana (PFL-DF).

Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek - até então, a capital era a cidade do Rio de Janeiro. Mas sua criação já havia sido imaginada antes do século 20. Exemplo disso foi a proposta feita em 1823 por José Bonifácio de Andrada e Silva: instalar uma nova capital em Minas Gerais, com o nome de Petrópole ou Brasília.

Outro exemplo é a Constituição de 1891, a qual determinava que "fica pertencendo à União, no planalto central da República, uma zona de 14.400 quilômetros quadrados, que será oportunamente demarcada para nela estabelecer-se a futura capital federal".

No requerimento em que solicitou a homenagem a Brasília, Adelmir Santana lembra que a cidade foi tombada como patrimônio da humanidade, em 1987, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

13/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa presta homenagem a Brasília nos seus 50 anos

Senado presta homenagem ao Banco do Brasil nos seus 200 anos

Brasília recebe homenagem do Senado em seus 47 anos

Cidinho Santos presta homenagem a Cuiabá pelos seus 295 anos

Roseana presta homenagem à cidade de São Luís pelos seus 391 anos

SENADORES PRESTAM HOMENAGEM A BRASÍLIA NOS SEUS 39 ANOS