SENADO PRESTA HOMENAGEM À FUNCIONÁRIA APOSENTADA QUE COMPLETA 100 ANOS



O Senado presta uma homenagem, na sessão plenária desta terça-feira (dia 19), à funcionária aposentada Ana Augusta Dias da Cunha Amazonas, que completa 100 anos de idade. Ela é a primeira funcionária do Senado a atingir esta idade. O diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia, disse que Ana Agusta é um exemplo para os servidores, por ter sempre se destacado pela excelência do seu trabalho.
A história de vida da funcionária se confunde com a da própria instituição, que completou 126 anos em maio último. Nascida em 19 de setembro de 1900, em Laguna, Santa Catarina, Ana Augusta Dias da Cunha Amazonas foi admitida no Senado Federal em 6 de junho de 1949, como datilógrafa, com matrícula de número 59. Com o cargo de oficial legislativo, ocupou várias funções até a aposentadoria, em 22 de janeiro de 1964.
A professora normalista começou a trabalhar em 1918 no governo de Santa Catarina. No Senado, iniciou sua vida profissional no Palácio Monroe, no Rio de Janeiro, vindo posteriormente para Brasília. Foi datilógrafa, secretária e auxiliar de gabinete, entre outras funções. Trabalhou com os então senadores Nereu Ramos, Apolônio Sales e João Goulart, entre outros, e conta com uma ficha funcional repleta de elogios. Ana Augusta ficou viúva em 1960 e tem uma filha, Beatriz Amazonas Cardoso, com quem vive em São Paulo. A funcionária aposentada tem três netos e uma irmã, Gabriela Amazonas, que tem 96 anos. Ana Augusta sofreu recentemente um acidente vascular cerebral.

18/09/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo presta homenagem a Boa Vista que completa 113 anos

Azeredo presta homenagem a professora de Minas que completa 100 anos

Senado presta homenagem aos 40 anos da Eletrosul

Senado presta homenagem a Brasília nos seus 47 anos

Senado presta homenagem ao Banco do Brasil nos seus 200 anos

Funcionária do Senado é atingida por painel da exposição em homenagem a Machado de Assis