Senado presta homenagem a Theóphilo Ottoni no seu bicentenário
O Senado Federal prestou nesta quinta-feira (29) homenagem ao ex-senador Theóphilo Benedicto Ottoni (1807-1869), no bicentenário do seu nascimento. O requerimento de homenagem foi apresentado pelo presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), e pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).
Discursaram durante a sessão o ministro das Comunicações, Hélio Costa, e os deputados federais Fábio Ramalho (PV-MG) e Ademir Camilo (PDT-MG), além de Tião Viana e Eduardo Azeredo.
Theóphilo Ottoni foi deputado provincial por Minas Gerais, deputado geral e senador do Brasil durante o Império.Liderou a Revolução Liberal mineira de 1842, mas saiu derrotado na Batalha de Santa Luzia e foi preso na cidade de Ouro Preto. Foi anistiado em 1844 pelo imperador, e se reelegeu deputado.
Em 1847, Theóphilo liderou uma expedição a fim de colonizar toda a região do Mucuri. Inaugurou a cidade da Philadélphia, em 1853, como centro das colônias do Mucuri. Posteriormente, a cidade passou a se chamar Teófilo Otoni, em homenagem ao seu fundador.
Theóphilo Ottoni assumiu a liderança do Partido Liberal em 1860, e elegeu-se senador em 1864. Morreu no Rio de Janeiro no ano de 1869, em decorrência de uma intoxicação miasmática.
Compuseram a Mesa durante a sessão o sobrinho-bisneto e o sobrinho-trineto de Theóphilo Ottoni, Benedicto e Tadeu Ottoni; o deputado federal (PMDB-MG) Saraiva Felipe e o ex-ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos e autor do livro Theóphilo Ottoni, a República e a Utopia do Mucuri, Nilmário Miranda.
29/11/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ministro Hélio Costa encerra homenagem a Theóphilo Ottoni
Theóphilo Ottoni será homenageado pelo Senado
Tião Viana diz que Senado tem orgulho de ter Theóphilo Ottoni entre seus membros
Tião Viana diz que Senado tem orgulho de ter tido Theóphilo Ottoni entre seus membros
Ministro Hélio Costa encerra homenagens a Theóphilo Ottoni
Senado presta homenagem à ABI