Tião Viana diz que Senado tem orgulho de ter tido Theóphilo Ottoni entre seus membros



Na homenagem prestada ao político mineiro Theóphilo Ottoni em virtude do bicentenário de seu nascimento, nesta quinta-feira (29), o presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), afirmou que a instituição se orgulha por abrigar, ao longo de quase dois séculos de existência, personalidades do porte do liberal que desafiou com armas e idéias os resquícios do absolutismo monárquico que sobreviviam no contexto de constituição do Brasil independente.

Theóphilo Ottoni, que faleceu em 1869, teve a vida marcada por intensa atuação pública e pelo empreendedorismo como senador. Nascido em 1807 na Vila do Príncipe, atual Serro (MG), notabilizou-se pela defesa da descentralização do Estado e pela luta contra o crescente autoritarismo de dom Pedro I.

- Theóphilo Ottoni afasta-se da imagem de homem público que sempre se adapta e se acomoda a situações novas, quando as concepções de ontem são abandonadas sem maiores traumas. A sedução do poder, tão propícia à cooptação, jamais exerceu influência sobre ele. Homem de princípios, desde muito jovem abraçou a causa liberal e dela nunca se afastou - disse o presidente interino.

Tião Viana também destacou a atuação de Ottoni como empresário, especialmente num período em que, desencantado da vida pública, dedicou-se a desbravar vastas extensões territoriais de Minas Gerias, especialmente nos Vales do Rio Doce e Mucuri. O senador lembrou que o político mineiro foi também o realizador de grandes missões civilizadoras, marcadas pelo respeito devotado aos povos indígenas, e pioneiro da atração de imigrantes como forma de substituir mão-de-obra escrava.

- Ao homenageá-lo, o Senado também celebra uma trajetória de bons serviços prestados ao Brasil. Ao enaltecer os muitos méritos de alguém como Theóphilo Ottoni, nossa instituição também quer dizer aos brasileiros, sobretudo aos mais jovens, que temos em quem nos espelhar quando o que se quer é a construção de uma pátria livre, soberana, democrática e justa - disse Tião, que reiterou a intenção de instituir o Prêmio Senado Federal de História do Brasil.



29/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana diz que Senado tem orgulho de ter Theóphilo Ottoni entre seus membros

Senado presta homenagem a Theóphilo Ottoni no seu bicentenário

Theóphilo Ottoni será homenageado pelo Senado

Ministro Hélio Costa encerra homenagem a Theóphilo Ottoni

Ministro Hélio Costa encerra homenagens a Theóphilo Ottoni

Tião Viana: Rachel é o orgulho do povo brasileiro