Ministro Hélio Costa encerra homenagem a Theóphilo Ottoni



O senador licenciado e ministro das Comunicações, Hélio Costa, encerrou nesta quinta-feira (29) a homenagem ao bicentenário de nascimento do ex-senador e ex-deputado Theóphilo Benedicto Ottoni.

Hélio Costa elogiou o livro Teófilo Ottoni, aRepública e a Utopia do Mucuri, escrito pelo ex-deputado e ex-ministro Nilmário Miranda. De acordo com o ministro, a publicação ressalta a importância de Ottoni para Minas Gerias e para o Brasil.

- A revolução feita por Theóphilo Ottoni começou na realidade na minha terra, em Barbacena, em 1842, quando José Feliciano é encarregado de liderar as 14 cidades da província e ali estabelecer a capital revoltosa - lembrou Hélio Costa referindo-se à Revolução Liberal de 1842, em Minas Gerais, da qual Ottoni foi líder.

O ministro das Comunicações disse que até os dias de hoje a Câmara de Vereadores de Barbacena (MG) é chamada de Palácio da Revolução Liberal, pois foi em Barbacena (sede do governo revolucionário) que Ottoni entregou o comando da revolução a José Feliciano Pinto Coelho da Cunha. Para Hélio Costa, Ottoni foi um visionário que "trouxe os caminhos de um Brasil melhor".

O ministro também registrou o lançamento, há dois meses, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), de selo postal comemorativo em homenagem a Ottoni.

- Para nós, do Ministério das Comunicações, e certamente para os Correios, é uma honra muito grande colocar, na galeria dos vultos nacionais, como estampa comemorativa, esse homem que entra para nossa história pelo seu trabalho e pela sua extraordinária vocação liberal e democrática - afirmou Hélio Costa.



29/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro Hélio Costa encerra homenagens a Theóphilo Ottoni

Senado presta homenagem a Theóphilo Ottoni no seu bicentenário

Theóphilo Ottoni será homenageado pelo Senado

Tião Viana diz que Senado tem orgulho de ter Theóphilo Ottoni entre seus membros

Tião Viana diz que Senado tem orgulho de ter tido Theóphilo Ottoni entre seus membros

Hélio Costa presta homenagem a Santos-Dumont