Senado promove semana de homenagens a Josué de Castro



O Senado realiza nesta semana uma série de eventos para homenagear o médico, geógrafo, professor, escritor e político pernambucano Josué de Castro, autor de inúmeras obras sobre a fome no Brasil. Em 5 de setembro, ele completaria 100 anos. Além da exibição do documentário Josué de Castro - Por um Mundo sem Fome, da diretora Tânia Quaresma, haverá uma sessão especial destinada a reverenciar a memória do geógrafo e a exposição Josué de Castro - Por um Mundo sem Fome.

VEJA MAIS

Distribuído em mais de cinco mil bibliotecas de todo o país, o documentário de Tânia Quaresma será exibido na quarta-feira (6), às 19h30, no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, no prédio do Interlegis. Em seguida, haverá um debate com a diretora, com a socióloga Anna Maria de Castro - filha e "herdeira cultural" de Josué de Castro - e com a presidente do Centro Josué de Castro, socióloga Tereza Sales.

O lançamento do filme em circuito comercial ocorrerá em 5 de setembro, em Recife. Esse evento está sendo organizado pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Anna Maria de Castro.

O documentário faz parte do Projeto Memória, da Fundação Banco do Brasil. O filme, que utiliza uma linguagem dirigida aos jovens, baseia-se no depoimento de diversas pessoas sobre Josué de Castro e trata também da questão da fome, a partir da descrição do dia-a-dia de comunidades pobres.

O cenário principal é a Ilha de Deus, uma comunidade carente de Recife com cerca de 1,5 mil pessoas. O resultado foi uma obra produzida junto com os moradores dessa comunidade, em um mês de viagem pela região. Crianças e adultos aparecem no vídeo contando a história de Josué de Castro a partir do que aprenderam em oficinas realizadas pela equipe de produção do vídeo.

Também aparecem, prestando depoimentos sobre Josué de Castro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o cantor e compositor Chico Science, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o teólogo e escritor Frei Betto e a filha de Josué de Castro.

Exposição itinerante

A exposição Josué de Castro - Por um Mundo sem Fome, que será aberta no Senado na quinta-feira (7), foi preparada pela Fundação Banco do Brasil. Haverá um conjunto de banners com fotos, depoimentos e trechos de livros do geógrafo. A mostra é itinerante e já passou por 800 municípios brasileiros. No Senado, ela será montada no Salão Branco - Chapelaria, no Anexo I.



04/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado promove exposição em homenagem ao geógrafo Josué de Castro

Documentário sobre Josué de Castro abre as homenagens ao médico e político que traçou a geografia da fome no país

Senado homenageia Josué de Castro

Senado reverencia memória de Josué de Castro

Inscrições para Prêmio Josué de Castro vão até dia 24

Prêmio Josué de Castro encerra inscrições hoje