Senado publicou edições em fac-símile de obras do acervo de José Mindlin



A coleção Obras Raras - Senado Cultural contou, em 2008 e 2009, com edições em fac-símile de originais importantes da literatura que integravam a biblioteca de José Mindlin. Em 2008, o bibliófilo - falecido no último domingo, aos 95 anos - esteve no Senado, no lançamento da edição em fac-símile do manuscrito de O Quinze, de Raquel de Queiroz. Homenageado na ocasião pelo então presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, José Mindlin agradeceu afirmando ser o Senado o merecedor de elogios, pela preocupação com a literatura brasileira.

Em 2009 foi a vez da publicação de edição em fac-símile de Vidas Secas, de Graciliano Ramos, também da biblioteca de José Mindlin, que foi doada à Universidade de São Paulo. Adoentado, o bibliófilo não pôde comparecer ao Senado para o lançamento da obra.

A coleção Obras Raras deve publicar outras edições baseadas em originais do acervo de Mindlin, como álbum de litografias Rio de Janeiro Pitoresco, de Louis Abraham Buvelot e Louis Auguste Moreau e as obras A Fada Menina, de Lúcia Miguel Pereira, e Maria Rosa - Uma Brincadeira de Carnaval, de Vera Kelsey com ilustrações de Cândido Portinari.



01/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Edição em 'fac-símile' do manuscrito de 'O Quinze' permitirá estudos comparativos com edições mais recentes

TV Senado reapresenta entrevista com José Mindlin

TV Senado exibe documentário sobre bibliófilo José Mindlin

Edições do Senado conquistaram público interessado em obras de valor histórico

Suplicy exalta memória de José Mindlin

José Mindlin: dedicação aos livros e ao Brasil