TV Senado exibe documentário sobre bibliófilo José Mindlin
A TV Senado exibe neste fim de semana o documentário José Mindlin - O Guardião dos Livros. Produzido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o documentário apresenta a história do bibliófilo paulista que, aos 95 anos, realiza um sonho: colocar à disposição do público, por meio da internet, mais de 25 mil livros de seu acervo particular.
Membro da Academia Brasileira de Letras desde 2006, José Mindlin destaca-se entre os demais acadêmicos como autor de uma obra-prima exclusiva: a própria biblioteca. Esse acervo é resultado do hábito de garimpar livros atrás de obras raras. José Mindlin realizou uma parceria com a Universidade de São Paulo (USP) para o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). O documentário - que registra depoimentos de familiares e amigos, empresários e escritores - vai ao ar neste sábado (5) às 15h30, e no domingo (6), às 21h.
Já o programa EcoSenado exibe a segunda parte da série Cultivando Água Boa. O especial mostra experiências de sucesso para a preservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, estímulo ao desenvolvimento sustentável no oeste do Paraná. O EcoSenado apresenta também o funcionamento de um comitê gestor de bacia do município de Marechal Cândido Rondon (PR). A equipe do programa registrou ainda em Itaipulândia, também no Paraná, o trabalho de recuperação dos passivos ambientais e a instalação de abastecedouros comunitários do município. Esses reservatórios impedem a contaminação dos cursos d'água por agrotóxicos. O EcoSenado vai ao ar no domingo, às 2h15, às 11h15 e às 19h45.
O grupo carioca No Olho da Rua é a atração do programa Espaço Cultural. Criado em 1997, o quarteto de samba-jazz é reconhecido por interpretar, com arranjos modernos, clássicos de autores como Villa-Lobos, Ary Barroso, Pixinguinha, Tom Jobim e Dorival Caymmi. O grupo adotou o hábito de tocar ao ar livre, nas praias e ruas do Rio de Janeiro, o que sugeriu o nome adotado. Na apresentação, gravada no Clube do Choro de Brasília, são executadas composições próprias e de outros artistas brasileiros. O grupo é formado por Gustavo Schnaider (bateria), Paulo Rego (sax e flauta), Leandro Freixo (piano) e Xandy Rocha (contrabaixo). O Espaço Cultural vai ao ar no sábado, às 14h30, e no domingo, às 0h e às 14h30.
A TV Senado pode ser sintonizada nos canais UHF 36, no gama (DF); 40, em João Pessoa (PB); 43, em Fortaleza (CE); 51, em Brasília (DF); 52, em Natal (RN); 53, em Salvador (BA); 55, em Recife (PE); e 57, em Manaus (AM); pelos canais de assinatura 7, da Net Brasília; 17, da Tecsat; 118, da Sky; e 217, da DirectTV; ou ainda ser acompanhada ao vivo pelo site www.senado.gov.br/tv.
04/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
TV Senado exibe documentário sobre a infância
TV Senado exibe documentário sobre Getúlio Vargas
TV Senado exibe documentário sobre Dom Helder Câmara
ABL EXIBE DOCUMENTÁRIO DA TV SENADO SOBRE MACHADO DE ASSIS
TV Senado exibe documentário sobre crônicas de Machado de Assis
TV SENADO EXIBE DOCUMENTÁRIO SOBRE CHATEAUBRIAND E DISCUTE COMUNICAÇÃO