Senado realiza seminário sobre Infância e Paz



No terceiro dia do Seminário Internacional sobre Infância e Paz, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) apontou para a necessidade de o Estado atender à primeira infância por meio de políticas públicas. Ela também ressaltou a importância das atividades de livre brincar, como meio de promover não somente o aprendizado, mas também o incentivo para a cultura da paz, sem a qual nunca será possível quebrar a cadeia da violência que acaba envolvendo pais, professores e as próprias crianças.

- É durante a primeira infância que devem ter início as providências para garantir a segurança da criança, ao lado da atenção às escolas e ao atendimento à saúde e à boa alimentação. A falta de atendimento à criança no Brasil não é uma questão de falta de recursos, mas simplesmente de falta de prioridade que não é dada à criança brasileira - destacou Rosalba.

Dentro das atividades da 2ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, o senador José Nery (PSOL-PA) presidiu uma videoconferência com representantes de universidades, setor da saúde e Assembléias Legislativas sobre a prevenção da violência da sociedade, através de investimentos em políticas públicas voltadas para a primeira infância.

Durante o evento realizado no auditório Petrônio Portella, José Nery disse ser necessário sensibilizar os governos federal, estaduais e municipais para uma escolha consciente e prioritária a ser dada às políticas públicas direcionadas a proteger crianças contra a violência.

- É, apenas, uma questão de escolha a ser dada à primeira infância, criando políticas de conhecimento social e até científico que possam se identificar com a necessidade de assegurar bem estar e qualidade de vida a todas as nossas crianças. Ao plantar essa semente de prioridade, os recursos fundamentais para o pleno atendimento da primeira infância encontrarão esse caminho - afirmou Nery.

A programação desse terceiro dia do seminário incluiu cursos para formação de atendentes de creches e abrigos para menores, bem como de estudo sobre o desenvolvimento do cérebro dos bebês. Houve, ainda, uma oficina de trabalho sobre construção de brinquedos educativos e recreativos, bem como uma exposição sobre a influência do brincar na saúde física e mental das crianças durante a primeira infância.



29/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado realiza debate sobre políticas para a primeira infância e prevenção da violência

ILB REALIZA SEMINÁRIO SOBRE O SENADO FEDERAL

ILB REALIZA SEMINÁRIO SOBRE O SENADO FEDERAL

SENADO REALIZA SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Senado realiza seminário sobre a Constituição de Cádis

Senado realiza seminário sobre identidade visual no setor público