SENADO REALIZA SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA



O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) promove na próxima quinta-feira (dia 29) o Seminário do Movimento Nacional Pró-Educação por Intermédio da Educação à Distância. A idéia é mobilizar a sociedade para a importância desta modalidade de ensino no atual cenário da educação brasileira. O seminário deverá ser aberto pelo presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, com as presenças dos ministros da Educação, Paulo Renato Souza; da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, e da Saúde, José Serra. O evento será realizado na sala 2 da Ala Senado Nilo Coelho, das 10h às 18h.
A diretora da Coordenação de Pesquisa, Desenvolvimento, Estudos e Projetos do ILB, Denise Zaiden Santos, informou que a Associação Brasileira de Ensino a Distância (Abed) vem organizando desde o mês passado encontros em diversas regiões do país para tratar do assunto. Cada encontro regional produziu uma carta com conclusões e recomendações que serão debatidas no seminário de Brasília com vistas à redação da Carta Brasileira sobre a Educação à Distância.
- O Senado já desenvolve projetos neste sentido para sua clientela e se associa a esse movimento por reconhecer o enorme potencial da educação à distância - afirmou Denise Zaiden, acrescentando que está prevista para este ano a realização de curso sobre Orçamento Público. Além disso, estão sendo mantidos contatos para que a TV Senado veicule alguns cursos de ensino à distância, preparados pelo ILB. Inicialmente, os cursos deverão ser dirigidos aos próprios funcionários, câmaras de vereadores e assembléias legislativas.
De acordo com Denise, a Internet também deverá ser incorporada à estratégia do Senado para dinamizar o ensino à distância. Usando essa ferramenta - informou a diretora do ILB - estão previstos cursos sobre Licitação e Controle e Desenvolvimento Educacional, ambos depois de julho deste ano.
Durante o seminário, na próxima quarta-feira, haverá palestra do presidente da Associação Brasileira de Ensino à Distância, Fredric Litto, que falará sobre os novos cenários da educação à distância, às 11h. Às 15h, haverá um debate com o tema "O que emperra a educação à distância no Brasil?", com coordenação do deputado Bonifácio de Andrada (PFL-MG). Como debatedores participarão representantes da Unesco e da Universidade Federal do Mato Grosso. Antes do encerramento, previsto para as 18h, será feita a leitura da carta do Movimento Nacional Pró-Educação por Intermédio da Educação a Distância.

23/06/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado realiza seminário sobre Infância e Paz

ILB REALIZA SEMINÁRIO SOBRE O SENADO FEDERAL

ILB REALIZA SEMINÁRIO SOBRE O SENADO FEDERAL

Senado realiza seminário sobre a Constituição de Cádis

Senado promove Seminário Internacional de Ensino a Distância

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO VOTA PROJETO SOBRE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA