Senado realiza seminário sobre a Constituição de Cádis



O Senado vai realizar, na próxima segunda-feira (20), o seminário 200 Anos da Constituição de Cádis. O evento vai ocorrer no Auditório do Interlegis, a partir das 9h, e deve contar com a presença do presidente da Casa, José Sarney, que fará a palestra de abertura.

O secretário-geral da Secretaria Ibero-americana, Enrique V. Iglesias, também será um dos palestrantes. O professor Carlos Fernando Mathias de Souza, vice-reitor acadêmico da Unilegis, vai falar sobre a constituição de Cádis e as constituições de Portugal (1822) e do Brasil (1824). Também está prevista uma palestra com o jurista e escritor espanhol Benigno Pendás, que vai discorrer sobre a constituição de Cádis como símbolo de liberdade e sua influência na península ibérica. O assessor especial de Comunicação da Presidência do Senado, embaixador Jerônimo Moscardo, deve encerrar o seminário.

A Constituição de Cádis, também conhecida por Constituição Espanhola de 1812, foi o primeiro documento constitucional em sentido moderno aprovado na península ibérica e um dos primeiros do mundo. Seu texto exerceu profunda influência no desenvolvimento do constitucionalismo espanhol, português e latino-americano.

A inscrição para o seminário pode ser feita pelo site do Interlegis.



17/08/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Seminário destaca pioneirismo da Constituição de Cádis

Senado debateu Constituição de Cádis

Congresso realiza seminário sobre os 20 anos da Constituição Cidadã

Na Espanha, Sarney reafirma importância da Constituição de Cádis

Sarney: Cádis ‘inspirou’ constituição brasileira e emancipação da América Latina

Senado realiza seminário sobre Infância e Paz