Senado recebe MP que desonera folha de pagamento para estimular economia



Chegou ao Senado a MP 563/2012, que concede isenção tributária a produtos, estabelece regimes fiscais diferenciados e desonera a folha de pagamentos de setores econômicos. Transformada no PLV 18/2012, a MP faz parte do Plano Brasil Maior de estímulo à economia e tem de ser votada até 15 de agosto para não perder a validade.

O texto, aprovado pela Câmara na segunda-feira (16), beneficia diversos setores com a isenção da contribuição em folha em troca do pagamento de um percentual sobre a renda bruta. Originalmente, seriam beneficiados os setores de hotéis, móveis, autopeças, naval, aéreo, empresas de call center e de projetos de circuitos integrados (chips).

O relator do texto, senador Romero Jucá (PMDB-RR), ampliou o rol de setores beneficiados para incluir as empresas de transporte de carga e de passageiros (rodoviário, marítimo e aéreo), os fabricantes de brinquedos (bonecos, triciclos, trens elétricos, musicais), os fornecedores de pedras (granitos e mármores), e parte do agronegócio (carnes, soja, milho). As alterações, aprovadas na comissão mista que analisou a MP, foram incorporadas ao texto.

Mudanças

No Plenário da Câmara, foram feitas outras mudanças, como a isenção total do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e das contribuições PIS/Pasep e Cofins para os produtos que compõem a cesta básica. Outra emenda aprovada alterou a chamada Lei do Bem (Lei 11.196/05), que traz incentivos fiscais para a área de informática, com a intenção de garantir que apenas os notebooks e computadores fabricados no Brasil terão direito à isenção de Pis/Pasep e Cofins prevista na lei. A ideia é dar a esses dois produtos o mesmo tratamento tributário dos tablets.

Com informações da Agência Câmara



17/07/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo age sobre o câmbio e desonera folha de pagamentos para estimular indústria

Comissão adia votação de MP que desonera folha de pagamento

Comissão aprova relatório de MP que desonera folha de pagamento

Comissão examina MP que desonera folha de pagamento de 15 setores

Instalada comissão mista de MP que desonera a folha de pagamento de 14 setores

Pedido de vista adia votação da MP que desonera folha de pagamento