Senado rejeita projeto que aumenta recursos para financiamento imobiliário



O Plenário rejeitou nesta quarta-feira (1º) projeto do senador Paulo Paim (PT-RS) que aumentava os percentuais de depósitos em caderneta de poupança destinados ao financiamento habitacional. O projeto tinha parecer contrário da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde foi relatado pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), mas o senador Paulo Octávio (PFL-DF) apresentou voto em separado, com texto substitutivo ao projeto original.

A proposição tinha tramitação terminativa na CAE, ou seja, caberia à comissão a decisão final sobre a matéria, mas um requerimento pediu sua votação em Plenário, onde acabou sendo finalmente rejeitada.

O projeto previa um adicional de 10 pontos percentuais para os depósitos de poupança a serem obrigatoriamente utilizados em financiamentos imobiliários, que passariam dos atuais 65% para 75%. Também reduzia pela metade os depósitos compulsórios junto ao Banco Central, de 30% para 15%, ao mesmo tempo em que dobrava o percentual de aplicação livre dos recursos em poupança, de 5% para 10%.

 Em seu parecer, o relator argumentou que o projeto "estaria determinando o nível de depósitos compulsórios, tarefa universalmente delegada à discricionariedade dos bancos centrais". Acrescentou que, "mesmo se tal legislação fosse conveniente, ainda assim deveria ser de hierarquia (de lei) complementar". Disse ainda que a determinação do nível de depósitos compulsórios "traria indesejável rigidez na condução da política monetária".



01/12/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Caixa Econômica realiza operação de R$ 1,5 bi para levantar recursos para financiamento imobiliário

Financiamento imobiliário com recursos da poupança cresce 18% em junho

Projeto estimula concorrência para financiamento imobiliário

Lançadas duas linhas de financiamento imobiliário com recursos do FGTS

Senado aprova MP que assegura cobertura do FCVS em financiamento imobiliário

Senado aprova projeto que prevê financiamento a taxistas com recursos do FAT