Senado vai participar da X Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro



O Senado Federal já confirmou sua participação na X Bienal Internacional do Livro, de 17 a 27 deste mês, no Rio de Janeiro, com o lançamento de seis livros. Entre eles há alguns considerados raros, conforme foi salientado em matérias publicadas nos jornais O Globo e Folha de S. Paulo que reconheceram a importância da iniciativa do Conselho Editorial do Senado de reeditar obras de indiscutível valor histórico como O Rio de Janeiro no Tempo dos Vice-Reis, de Luís Edmundo.

Disputado em sebos, esse livro, lançado originalmente em 1932, está, segundo crítica citada em artigo publicado em O Globo, entre aqueles que possuem a peculiaridade de contar "não a história, mas a petite histoire da cidade, aquela não óbvia, como a dos tipos que se escondiam atrás de trapos sórdidos, cortinas sujas e esfrangalhadas que nas tabernas do fim do século XVIII afastavam de olhares curiosos o negro malandro, a escrava revel, que aí vão bebericar; jogar, cantar, tanger o berimbau, o mutungo e a marimba".

Na opinião do bibliófilo José Mindlin, "Luís Edmundo é um autor único", razão pela qual ele considera importante que se volte a estudar a obra do autor. Para melhor se avaliar a repercussão de O Rio de Janeiro no Tempo dos Vice-Reis no panorama literário nacional, note-se que Gilberto Freyre, em Casa Grande & Senzala, cita-o como fonte inúmeras vezes. O Rio de Janeiro no Tempo dos Vice-Reis é também uma das obras históricas que integram a Coleção Brasil 500 anos.

Durante a Bienal, o Conselho Editorial também vai expor no estande do Senado outros cinco lançamentos: O Rio de Janeiro Como É (1824-1826), de C. Schlichthorst, e Reminiscência de Viagens e Permanência no Brasil, de Daniel P. Kidder, ambos da coleção "O Brasil Visto por Estrangeiros"; Galeria dos Brasileiros Ilustres, de S. Sissom; Conselho aos Governantes, da coleção Clássicos da Política, que retrata idéias de filósofos e pensadores em relação à política; e História das Idéias Políticas no Brasil, de Nelson Nogueira Saldanha.

07/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO PARTICIPA DA BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO RIO DE JANEIRO

SENADO FEDERAL PRESENTE NA IX BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO RIO DE JANEIRO

Senado participa da Bienal do Livro no Rio de Janeiro

SENADO PARTICIPA DA BIENAL DO LIVRO DO RIO DE JANEIRO

SENADO PARTICIPA DA BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO

SENADO PARTICIPA DA BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO