Senado vai traçar plano de ação em favor das pessoas com deficiência



Os consultores do Instituto i-Social Andréa Schwarz e Jaques Haber reuniram-se na manhã desta terça-feira (6) com integrantes das comissões de Valorização da Pessoa com Deficiência e de Acessibilidade para debater, avaliar as mudanças conquistadas para facilitar os acessos - físico, tecnológico e de capacitação - do deficiente ao Senado Federal e coletar idéias para também conscientizar funcionários e senadores sobre os problemas enfrentados pelos portadores de deficiência. O objetivo do encontro é traçar um plano com ações de curto, médio e longo prazo para a continuidade dos procedimentos.

VEJA MAIS

- A acessibilidade não precisa ser só física, mas também visual e auditiva - explicou Andréa.

Nesse sentido, o Senado já promoveu, ao longo de quase dois anos, desde a instalação da Comissão de Acessibilidade, algumas mudanças, como a instalação de banheiros e elevadores adaptados, a construção de rampas, e a criação do Programa Inclusão, da TV Senado. Além disso, outras ações estão sendo discutidas, como a criação de uma audioteca, a gravação em áudio da Constituição Brasileira, a contratação de intérpretes da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) ara as portarias da Casa e para a tradução das atividades do Plenário e das comissões. Para os integrantes da Comissão de Valorização, o que falta agora é a conscientização de todo o corpo de funcionários para que, com informação e a participação de todos, as propostas tramitem e se concretizem com mais rapidez.

- Sem a sensibilização da empresa, não se muda nada - concordou Andréa.

Na Casa, 55 servidores apresentam alguma deficiência; no Brasil, são pelo menos 27 milhões de pessoas, sem contar os familiares. Este último dado é de uma pesquisa da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) que aponta quantos são os portadores de deficiência no país, onde estão, qual o seu perfil econômico e consumidor, entre outras informações. A pesquisa e seus resultados serão apresentados por Andréa na próxima quinta-feira (8), durante audiência pública para debater a inclusão socioeconômica de pessoas com deficiência.

Durante toda a semana, haverá no Senado atividades voltadas para o assunto. Nesta quarta-feira (7), será aberta, no Salão Nobre, a exposição Imagens da Inclusão, que poderá ser vista na Chapelaria. No mesmo dia, será inaugurado o elevador especial do Salão Negro.

O instituto i-Social cria soluções em inclusão social para empresas como as do Grupo Pão de Açúcar, a Febraban e a Toyota. Andréa e Jaques são casados e ela se tornou usuária de cadeira de rodas há sete anos.



06/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wellington Dias saúda plano do governo em favor das pessoas com deficiência

Governo premia as melhores ações de SP a favor das pessoas com deficiência

Flavio Arns registra eventos em favor das pessoas com deficiência

Comissão examina sete propostas em favor de pessoas com deficiência

Lindbergh articula comissão para aperfeiçoar leis em favor de pessoas com deficiência

Plano Viver sem Limite é apresentado a entidades ligadas a pessoas com deficiência