SENADO VOTA LDO NESTA 2ª FEIRA



O Congresso Nacioanal reúne-se nesta segunda-feira (dia 3), às 18h, para concluir a votação do projeto deLei de Diretrizes Orçamentárias para 1995, aprovado pela Câmara na última quarta-feira, dia 28. A apreciação da matéria será encerrada com a votação pelo Senado.

Para o relator da matéria, senador José Fogaça (PMDB-RS), "não foiimportante retirar, a pedido da liderança do PT,- assim como não o seria manter -a emendaprevendo a utilização de receitas oriundas de privatizações para a amortização da dívida interna do governo".

O senador acentuou que os recursos obtidos com as privatizaçõestêm que ser usados para reduzir a dívida pública com títulos. "É um equívoco imaginar a utilização do dinheiro proveniente das privatizações para pagar contas de custeio, despesas correntes ou para fazer obras. Em um ano, tais recursos desaparecem. É como vender um apartamento para pagar um almoço".

Na verdade, acentuaFogaça, "reduzir a dívida pública federal, a dívida em títulos, a chamada dívida mobiliária, é o que reduz juros". Observou que "toda vez queaumentamos a dívida pública significa que não temos dinheiro para investimentos, para estradas, para a construção de linhas elétricas, não temos dinheiro para infra-estrutura". Reduzir a dívida, conforme o senador, representa baixar drasticamente os juros.

- Sempre que o governo tem de colocar títulos no mercado e os compradores de títulos - aqueles que financiam o governo - não querem adquirir se os juros que receberem não forem muito altos, o governo está dando o parâmetro de juros do país. A necessidade de buscar financiamento para a colocação do seus títulos no mercado é o que estabelece o padrão de juros que está sacrificando o país - frisou.

30/06/1995

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado vota MPs nesta quarta-feira

Senado vota MP dos 'tablets' nesta quarta-feira

SENADO VOTA NESTA 5ª-FEIRA A LEI GERAL DAS TELECOMUNICAÇÕES

Senado vota reforma política nesta quarta-feira

Senado vota nesta quinta-feira destaques da reforma do Judiciário

Senado vota nesta terça-feira criação de nove rádios