Senador destaca importância do Projeto Carauá para a Região Norte



O senador Luiz Otávio (PPB-PA) destacou o sucesso do Projeto Carauá, planta amazônica cultiva para a produção de cordame, implementado pelo governador do Pará, Almir Gabriel. O projeto, afirmou o senador, tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável na Região Norte, proporcionando trabalho, renda e dignidade para a população, em harmonia com a preservação do meio ambiente.

O projeto envolve o governo do estado do Pará, órgãos de pesquisa científica e a iniciativa privada na produção de mudas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), financiamento aos produtores pelo Banco da Amazônia para o plantio e aquisição de máquinas e isenção de impostos.

Luiz Otávio informou que o governo do estado do Pará já está em entendimento com empresa paulista para o uso do carauá na indústria automotiva, como substituto para a fibra de vidro. As vantangens do carauá sobre as fibras artificiais seriam o menor custo, a leveza, a resistência, o baixo consumo de energia para sua produção e o faro de ser reciclável.

O senador lembrou a importância da compatibilização do desenvolvimento com o equilíbrio ecológico, que vem sendo perseguida por todos os países, ressaltando que iniciativas como esta sintonizam o Pará com o resto do mundo.

- O Projeto Carauá é prova da luta do povo do meu estado para construir o progresso e o desenvolvimento econômico, como também, é exemplo de que o brasileiro, quando tem oportunidade, é capaz de superar quaisquer crises -disse ele.



31/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio reafirma importância do Polo Industrial de Manaus para a Região Norte

Augusto Botelho avalia importância do Programa Calha Norte para a região amazônica

Romero Jucá destaca projetos para a região Norte

JOÃO ROCHA DESTACA IMPORTÂNCIA DA INTERLIGAÇÃO NORTE-SUL

Geraldo Mesquita Júnior destaca importância da Rede União para a região amazônica

JUCÁ DESTACA IMPORTÂNCIA DE AMPLIAR RELAÇÕES COM NORTE DA AMÉRICA DO SUL