Senador diz que TV digital deve ser produzida na Zona Franca



A escolha do relator da Medida Provisória (MP) 352/07 na Câmara, deputado Átila Lins Albuquerque (PMDB-AM), foi elogiada, nesta sexta-feira (23), da tribuna, pelo líder do PSDB, senador Arthur Virgílio. O representante do Amazonas disse esperar que o deputado conduza bem a matéria, particularmente em relação à Zona Franca de Manaus, para que a TV digital, como os demais equipamentos eletroeletrônicos, também seja produzida na região.

A MP 352/07 dispõe sobre os incentivos às indústrias de equipamentos para a TV digital e de componentes eletrônicos semicondutores e sobre a proteção à propriedade intelectual das topografias de circuitos integrados. A MP foi remetida à Câmara dos Deputados pelo Executivo no dia 16 deste mês.

- Em relação à TV digital, a saída justa é manter o status quo, manter a produção no Amazonas. Mesmo com a evolução da TV para colorida e até para a de plasma, o Brasil está mantendo a produção no Amazonas. Agora que há a TV digital, acho que deve também ser produzida no estado, por que não? - questionou o senador.

Segundo Arthur Virgílio, o Amazonas perderia muitos empregos e renda se fosse privado de produzir a TV digital. Ele disse que respeita as emendas de outros parlamentares sobre o assunto, mas ressalvou que é muito grave para a Zona Franca de Manaus vir a perder o que já tem. Informou que a economia do estado depende cerca de 80% desse setor da Zona Franca.

- Seria gravíssimo retirar do estado o que já é dele - afirmou.

O senador anunciou também que está procedendo, juntamente com sua assessoria, a uma análise específica sobre cada MP e projeto de lei relativos ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), cujo conjunto de propostas foi enviado ao Congresso este mês.

- Queremos ter idéia de cada instrumento ali contido. E saber o que exatamente há de nocivo para participarmos de maneira íntegra e inteligente desse debate - disse.

23/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


BNDES vai apoiar série de TV produzida entre Brasil e França

Zona Franca atinge R$ 63 bilhões de faturamento

Zona Franca completa 47 anos com desafio ‘didático’

Schaefer garante compromisso com prorrogação da Zona Franca

Mozarildo defende Zona Franca dos ataques de jornalista

Senado homenageia os 35 anos da Zona Franca de Manaus