Senador paraguaio convida Sarney para reunião do Mercosul em Assunção



O presidente do Senado, José Sarney, recebeu nesta terça-feira (23) o presidente do Senado e do Congresso Nacional do Paraguai, Carlos Mateo Balmelli, que veio convidá-lo a participar de conferência dos presidentes dos parlamentos dos países do Mercosul, a realizar-se em Assunção, no dia 26 de abril. O senador paraguaio disse que o convite foi aceito, e falou da importância da participação de Sarney na reunião.

- O presidente Sarney não apenas preside o Congresso brasileiro, mas é uma figura emblemática pelo papel desempenhado na consolidação da democracia no Brasil, também por ter sido um dos iniciadores do processo de integração regional de nossos países, que agora queremos aprofundar - afirmou.

Balmelli disse que o objetivo principal da reunião dos presidentes de Congressos do Mercosul é discutir a função do parlamento na integração regional.

- Nosso propósito não é estabelecer uma disputa de competências entre Executivo e Legislativo, nem construir um parlamento do Mercosul, mas estabelecer uma instância de diálogo e convergência política entre todos os países integrantes - afirmou.

O senador Balmelli, que estava acompanhado pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores e Assuntos Internacionais do Senado paraguaio, Alejandro Velazquez Ugarte, ressaltou que, tanto no Brasil como no Paraguai, a boa relação entre Executivo e Legislativo vem assegurando a governabilidade dos dois países, o que significa que a qualidade da atividade política melhorou em nossas sociedades.



23/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro paraguaio agradece apoio de Sarney a poliduto entre Paranaguá e Assunção

LÚDIO: ASSASSINATO DO VICE-PRESIDENTE PARAGUAIO É DURO GOLPE PARA O MERCOSUL

Parlamento do Mercosul deverá celebrar no Paraguai 18 anos do Tratado de Assunção

Dezoito anos após o Tratado de Assunção, Collor pede maior coordenação macroeconômica do Mercosul

Sarney é convidado a participar de reunião do Mercosul

Sarney recebe delegação do Senado paraguaio